Órgãos históricos de Faro voltam a fazer-se ouvir em novembro

Novembro está a chegar e, com ele, a hora de se ouvirem os órgãos históricos de Faro, tocados por organistas […]

Novembro está a chegar e, com ele, a hora de se ouvirem os órgãos históricos de Faro, tocados por organistas de renome. A sexta edição do Festival de Órgão de Faro começa a 2 de novembro e dividir-se-á, como é hábito, pela Sé de Faro e pela Igreja do Carmo, nos cinco sábados do próximo mês.

A iniciativa começa com um concerto protagonizado por Sérgio Silva, no dia 2 de novembro, às 21 horas, na Sé de Faro. Nos fins-de-semana seguintes a festa continua a realizar-se na Sé, sempre às 21 horas, com Isabel Albergaria a ser a convidada no dia 9 e com o organista espanhol Roberto Fresco a deslocar-se a Faro no dia 16, dando um cunho internacional ao festival.

A iniciativa segue na Igreja do Carmo, a partir do dia 23 de novembro, em que David Paccetti Correia irá tocar o antigo órgão da Igreja farense, às 21 horas. O Festival encerra no dia 30 de novembro, com o organista Nuno Alexandrino, acompanhado no trompete por Paulo Margaça.

Nesta edição do evento, mantém-se alguns dos elementos que foram sendo introduzidos neste festival único no seu género na região sul do país. A componente internacional, o espaço dado a mulheres organistas e a junção de novas sonoridades à do órgão foram adicionando elementos de interesse ao festival e mantém-se, no sentido de mobilizar mais público.

O festival continua, igualmente, com uma faceta solidária. Os 2 euros de donativo pedidos à entrada de cada concerto revertem integralmente para a Associação de Proteção à Rapariga e à Família, de Faro.

O evento é organizado pela Associação Cultural Música XXI e pela Direção Regional de Cultura do Algarve e conta com os apoios do Município de Faro e do Hotel Faro.

Comentários

pub