Onde fica a Porta do Inferno?

Em Darvaza, no Turquemenistão, existe uma cratera de gás natural que foi criada quando um campo e uma plataforma de […]

Em Darvaza, no Turquemenistão, existe uma cratera de gás natural que foi criada quando um campo e uma plataforma de perfuração de gás natural aluíram em 1971.

Esta cratera, com 70 metros de largura, está situada no meio do deserto de Karakum e é apelidada informalmente pela população local como a Porta do Inferno, uma vez que arde continuamente há 42 anos.

Qual o motivo por que o gás desta jazida está a arder há 42 anos?

É que uma equipa de cientistas de perfuração da União Soviética decidiu que, depois do colapso da plataforma, o melhor modo de lidar com a grande quantidade de gás metano derramado era queimá-lo, já que o metano é um gás com elevado efeito de estufa (20 vezes mais do que o dióxido de carbono) e o seu contacto com a atmosfera é bastante prejudicial para o meio ambiente.

Assim, as chamas foram ateadas. Na altura, os geólogos previram que o metano iria arder apenas durante alguns dias. Contudo, mais de quatro décadas se passaram e o gás natural continua a arder, iluminando a região circundante por quilómetros durante as noites.

Este fenómeno “infernal” tem sido uma atração turística, com pessoas de todo o mundo a viajarem até à aldeia vizinha de Darvaza, que tem uma população de apenas cerca de 350 pessoas.

Para o fenómeno poder ser apreciado em todo o seu esplendor, os grupos turísticos visitam o local ao final do dia, quando o brilho ardente da cratera é mais visível e dramático.

Mas, se não puder viajar até ao Turquemenistão, pode mesmo assim deslumbrar-se com este fenómeno geofísico em vários vídeos que estão disponíveis no Youtube.

Autor: João Pedro Cesariny Calafate
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Para saber mais:
http://www.youtube.com/watch?v=P-gnDvwqqk8#t=11
http://www.youtube.com/watch?v=nA-yfooFGlI
http://www.youtube.com/watch?v=DYjuz0etC_E
http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/2007-83/83_05.pdf

Comentários

pub