Olhão anuncia limpeza e desinfeção de reservatórios de água do concelho

A Câmara de Olhão vai limpar e desinfetar entre os dias 4 e 8 de novembro os reservatórios de água […]

A Câmara de Olhão vai limpar e desinfetar entre os dias 4 e 8 de novembro os reservatórios de água do concelho que fazem parte do sistema municipal de distribuição deste bem, um trabalho «visa assegurar as condições de higiene dos nossos reservatórios, salvaguardando a qualidade da água distribuída aos consumidores», revelou a Câmara de Olhão.

O anúncio da intervenção surge uma semana depois de a autarquia vir a público garantir que a água do concelho é de boa qualidade, o seguimento de denúncias de que teria sido detetada uma quantidade excessiva de bromatos, potencial causador de cancro, num dos pontos de distribuição da Águas do Algarve, em Olhão.

A Câmara de Olhão garante que este trabalho «faz parte do Plano Anual de Manutenção» desta infraestrutura, depois de já ter assegurado que a situação detetada em 2012 foi prontamente resolvida.

Esta intervenção não deverá motivar o corte no fornecimento de águas, exceto na zona da Arte Nova, na freguesia de Moncarapacho. Neste local, o corte ocorrerá na madrugada de dia 8 (quinta para sexta), por não haver «alternativa de abastecimento àquela zona, enquanto o reservatório da Fuseta estiver fora de serviço (cerca de 2 a 3 horas)».

Neste reservatório e nos principais pontos, as operações serão efectuadas durante a madrugada, de modo a não afectar os consumidores. Além da Fuseta, serão intervencionados durante a madrugada os Reservatórios da Zona Baixa e Zona Alta de Olhão, Pechão, Laranjeiro, Quelfes e Cerro Azul.

Nos restantes pontos, o trabalho será efetuado durante o dia. No caso do Reservatório de Brancanes e do de Belo Romão, isso será possível «por se tratar de reservatórios que têm mais do que uma célula, o que permite fazer alternadamente o trabalho, sem que se venha sentir-se por parte dos consumidores a falta de água».

Já os reservatórios da Urbanização do Monte de S. Miguel, Zona Alta de Moncarapacho e Zona Média de Moncarapacho têm sistemas «que permitem fornecer água directamente à rede, por um período de cerca de 2 a 3 horas, sem utilizar o reservatório».

O esvaziamento dos reservatórios será feito através do fornecimento de água à rede (a água não será desperdiçada), «com exceção dos últimos 30 centímetros de altura de água, camada que terá necessariamente que ser descarregada para o exterior, de forma a evitar a ressuspensão de partículas sedimentadas no fundo dos reservatórios, o que implicaria a turvação da água da rede e consequente diminuição da sua qualidade».

«Serão também informadas as Juntas de Freguesia sobre a intervenção que iremos levar a efeito, permitindo assim uma informação mais adequada e eficaz a todos os munícipes», acrescentou a autarquia.

Estes trabalhos são efetuados recorrendo à prestação de serviços de uma empresa certificada (Ecofirma), acompanhada pela equipa de operadores da autarquia.

Comentários

pub