O que é isto? Lixo? É o projeto “Despojos do Mar”

Já longe do rescaldo do verão, voltamos, com algum saudosismo do mar e do sol, às fotografias que fizemos durante […]

Já longe do rescaldo do verão, voltamos, com algum saudosismo do mar e do sol, às fotografias que fizemos durante as últimas férias. Rostos, sorrisos, muitos banhos, alguns animais da zona entre marés e… Algumas coisas estranhas… Alforrecas na areia? Sacos de plástico à beira mar? E os miúdos perguntam, perante uma e perante outra fotografia, o que é isto? Lixo? Qual delas?

Pois, se qualquer um de nós se pode confundir perante as imagens (à esquerda de uma alforreca e à direita de um saco de plástico transparente), o que acontecerá às tartarugas marinhas que encontram nas alforrecas as suas presas preferenciais e, por este motivo, muitas vezes engolem sacos de plásticos por engano.

O que dizer de nós, utilizadores desses mesmos sacos de plástico, quando encontramos os animais mortos nas nossas praias vítimas do lixo que nós produzimos.

Para responder a todas estas perguntas e muitas outras dúvidas que existem sobre tudo aquilo que mar traz às nossas praias, seja matéria viva ou morta, sejam restos de animais ou desperdícios das atividades humanas desta ou de outra parte do mundo, surge agora o projeto “Despojos do Mar”.

Este projeto, responsabilidade da APCM – Associação Para as Ciências do Mar e financiado pela Ciência Viva no âmbito do seu programa Escolher Ciência, visa ensinar aos jovens como se trabalha em termos científicos para melhor conhecer e estudar tudo aquilo que vem dar à costa.

Arrojamentos de golfinhos ou tartarugas marinhas, aves mortas, plásticos (dos macro ao micro) e uma miríade de resíduos sólidos, serão os temas abordados e analisados na sala de aula e em saídas de campo no mar e na praia no decorrer do presente ano letivo.

Este projeto está principalmente vocacionado para alunos do ensino secundário e focará aspetos desde a compilação de informação histórica e recente sobre grandes animais marinhos até à monitorização ambiental de praias.

As atividades desenvolvidas permitirão ainda ilustrar a prática científica associada à construção de medidas de conservação em zonas marinhas e costeiras. Mais do que isso, permitirão colocá-las, efetivamente, em prática. Numa praia perto de si ou, mesmo, em sua casa.

Para todos nós que nos interessamos por estes temas, ficará disponibilizado o conhecimento teórico e prático sobre o meio marinho, os seus animais e impactos negativos que estes sofrem, proporcionado pelas experiências práticas de recolha de dados ecológicos de atuais e futuros cientistas.

Convidamo-los, assim, a entrar neste mundo dos despojos do mar, um pouco admirável mundo novo criado pelo Homem e com demasiados impactos nos seres vivos e em todos os oceanos.

Conheça aqui mais informação sobre o projeto Despojos do Mar.

E conheça aqui mais informação sobre o programa Ciência Viva – Escolher Ciência: Da Escola à Universidade .

 

Texto de Cristina Brito, Sofia Quaresma e Vera Jordão.
Imagens de Cristina Brito e Sofia Quaresma.

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub