Música, Artes Plásticas e Desporto em destaque no mês em que Lagos comemora Dia do Município

No mês em que Lagos comemora (a 27 de outubro) o Dia do Município, celebrado em honra do seu padroeiro […]

No mês em que Lagos comemora (a 27 de outubro) o Dia do Município, celebrado em honra do seu padroeiro São Gonçalo de Lagos, a dança e as artes plásticas vão estar em destaque nos principais equipamentos culturais. Também a música celta, popular portuguesa e clássica vão ecoar no palco do Centro Cultural de Lagos este mês.

Outubro começa ao som da Linda Scanlon Band, no Centro Cultural de Lagos (CCL), com o espetáculo “A Magia da Música Celta Irlandesa”, onde a cantora Linda Scanlon brinda o público com a apresentação de alguns temas do seu mais recente EP “A Place to Be”, editado este ano.

“Azul Infinito”, também a decorrer neste equipamento cultural, nos dias 11 e 12, integra um Workshop e um Espetáculo de Dança Contemporânea e Trapézio Aéreo, respetivamente.

Este espetáculo apresenta-se como inovador e original, fundindo a dança contemporânea com as técnicas de trapézio aéreo. As músicas melódicas, com elementos clássicos e minimalistas da banda irlandesa post-rock de Sigur Rós, intercaladas com as John Surman e Boduf, estão em perfeita harmonia com os movimentos e completam a atmosfera pretendida.

Do resultado da busca e da pesquisa do tema resultou a ideia do figurino no qual a sensação do infinito é simbolizada nos corpos das intérpretes.
Para os amantes dos sons da guitarra está previsto, para dia 18, o Recital de Guitarra “Caminho Latino”, com Eudoro Grade.

Mais para o final do mês, dias 25 e 26, estão também previstos dois concertos para o CCL. No dia 25, pelas 21h30, um Concerto pela Orquestra Clássica do Sul, e no dia seguinte acontece, à mesma hora, o 5º Encontro de Música Popular Portuguesa, organizado pelo Grupo Àmodantiga.

 

Projeto “Saúde em Movimento” recomeça

No que diz respeito à área do desporto, destaque para a Sessão de Abertura do projeto “Saúde em Movimento”, a ter lugar no dia 09, pelas 9h30, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

O “Saúde Em Movimento”, que este ano assinala a sua 11ª edição, é um projeto de intervenção personalizado e adaptado às condições de saúde dos participantes, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagos, e que tem como grande objetivo melhorar a qualidade de vida dos munícipes e estimular o desenvolvimento de um estilo de vida saudável.

Na área da juventude, acontece no dia 7, no CCL, a partir das 15h00, o Seminário “Cidadania Empreendedora”, no âmbito do Programa Juventude em Ação, que tem sido levado a efeito pela Fundação Bracara Augusta e Câmara Municipal de Braga.

A caravana Juventude Empreendedora desloca-se por todo o país, realizando seminários e promovendo a ampla discussão sobre cidadania, empreendedorismo e criatividade, com especial incidência e análise sobre os resultados de Braga 2012: Capital Europeia da Juventude.

O seminário tem a duração de 2 horas, dividido em duas partes, com públicos distintos: a primeira hora do seminário terá como público-alvo os representantes das associações juvenis do Município, através do Conselho Municipal de Juventude, decisores políticos das Câmaras Municipais, Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Diretores das Escolas Secundárias do Concelho.

A segunda hora do seminário tem como destinatários estudantes do Ensino Secundário, em particular delegados e/ou sub-delegados de turma. O Município de Lagos junta-se a esta iniciativa recebendo a Caravana Cidadania Empreendedora no dia 07 de Outubro às 14h30  e as 17h no Auditório do Centro Cultural de Lagos.

 

ARTURb e fotografia em destaque nas artes plásticas

No mês de outubro também as artes plásticas estão em destaque. Nos Antigos Paços do Concelho, Helena Björnberg apresenta, até 22 de novembro, a Exposição de Pintura e Escultura “Uma história sobre mim”, enquanto que no Centro Cultural de Lagos irão inaugurar, no Dia do Município, duas mostras que estarão patentes ao público até ao final do ano.

Na Sala 1, a Exposição de Fotografia “Lagos, Espelho de Memórias”, que procura dar realce ao acervo da Fototeca Municipal de Lagos, apresentando um conjunto de fotografias e postais ilustrados incidindo sobre a primeira metade do séc. XX. São imagens de paisagens, património edificado e pessoas que retratam a cidade e os arrabaldes, não esquecendo a sua estreita ligação ao mar.

Na Sala 2 estará patente a Exposição “Diário de uma Cidade”, de António Bártolo, dedicada à cidade de Torres Vedras, Município com o qual Lagos é geminado.

Até final de outubro, dia 31, estará patente, no Laboratório de Actividades Criativas (antiga cadeia de Lagos), a exposição respeitante à 3ª edição de ARTURb – Artistas Unidos em Residência. ARTURb é um projeto único no Algarve  que envolve alguns dos nomes mais importantes da atual cena mundial de arte urbana. A exposição é composta por uma residência artística na  antiga cadeia de Lagos de cinco artistas nacionais e internacionais:  ADD FUEL, DRAW e SAMINA de Portugal e ONUR e WES21 da Suiça. Conta ainda com os trabalhos realizados pela artista polaca Natalia Rak.

Mais informações em www.artistasunidosemresidencia.blogspot.com

Para o dia 27 de outubro, Dia do Município, a Câmara está a preparar um programa de atividades do qual dará conhecimento oportunamente.
Todas as informações sobre eventos e iniciativas da autarquia estão disponíveis em www.cm-lagos.pt.

Comentários

pub