Mora apoia 15 jovens desempregados em programa que já ajudou 80 desde 2010

O Programa de Apoio a Jovens Desempregados (PAJD) está a ser utilizado por 15 morenses que, quatro horas por dia, […]

O Programa de Apoio a Jovens Desempregados (PAJD) está a ser utilizado por 15 morenses que, quatro horas por dia, executam tarefas cívicas e de interesse municipal.

Criado em 2010, o PAJD já ajudou 80 jovens de Mora, segundo revela a Câmara Municipal desta localidade norte-alentejana.

Para a edilidade, “a criação de um programa de ocupação temporária de jovens contribui, substancialmente, para a sua formação, afastando-os dos perigos que podem conduzir a situações de marginalidade, ao mesmo tempo que lhes faculta o desenvolvimento de atividades lúdicas, culturais, educativas, desportivas e sociais”.

O programa, que varia entre um a oito meses, abrange jovens à procura do primeiro emprego, com idades entre os 18 e os 25 anos, inclusive, que não estejam a receber subsídio de desemprego e que não estudem no regime diurno.

Sempre acompanhados por um orientador, os jovens têm direito nesse período a uma bolsa mensal e, seguro contra acidentes pessoais. No final têm direito a um diploma comprovativo.

O PAJD aspira promover nos jovens a aproximação a atividades profissionais enriquecedoras em aquisição de conhecimentos; Sugerir valores de companheirismo e relacionais, de forma a consciencializá-los da importância e relevância do voluntariado; Responsabilizá-los para que sintam a importância que podem ter como interventores, contribuindo para a sociedade em que estão inseridos; Potenciar as capacidades individuais mais evidentes de cada jovem e descobrir as que os próprios desconhecem; Ter um contacto efetivo com o mundo laboral, dotando-os de experiências práticas.

 

 

Comentários

pub