Loulé recebe exposição de arte urbana inspirada no tema industrial

O evento Industri Ela, um movimento artístico de ambiente urbano inspirado na temática da Indústria, vai ter lugar nos próximos […]

O evento Industri Ela, um movimento artístico de ambiente urbano inspirado na temática da Indústria, vai ter lugar nos próximos dias 18 e 19 de outubro, em Loulé.

O evento irá aliar uma exposição que decorre numas instalações de perfil industrial junto ao Convento de Santo António, em Loulé, a performances, música e experiências gastronómicas.

Adérita, Miguel Ângelo Mendoza, Rui Silva, Paulo Duarte Filipe e The By David Laherrere são os artistas convidados para esta exposição, promovida pela artista Adérita, com o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades e empresas.

A inauguração e abertura ao público terá lugar no dia 18 de outubro, às 18h30, com atuação de Ana Dacosta e performance dos Cloudleaf.

No sábado, dia 19, às 11h00, no âmbito deste evento, acontece uma performance em frente ao Mercado Municipal e, ao longo do dia, estão previstas várias atividades surpresa.

Às 16h00, além da Exposição de Goldwings no recinto onde decorrerá a Industri Ela, terá lugar a atuação conjunta do saxofonista Martin Teutscher e do DJ Mike Fish. No encerramento deste evento, às 21h30, irão atuar os Bad Luck&Trouble, numa edição especial com Paulo Strak.

As entradas custam 4 euros, sendo que 20% desse valor reverte a favor da ASCA (Associação Social e Cultural de Almancil). Os bilhetes vão estar à venda na ASCA em Almancil, na Loja Status (em frente ao Supermercado Apolónia) em Almancil e uma semana antes do evento, no Cine-Teatro Louletano.

A industrialização é o resultado da interação de diferentes fatores. A expansão da produção, o desenvolvimento das vias de comunicação e do progresso técnico instituíram a aglomeração de população à volta de novos centros.

O movimento repetitivo e barulhento das pessoas e das máquinas de onde nascem novas matérias, cores, fumos, cheiros e sons transformaram incontestavelmente as referências culturais da época.

Porque as diferenças compõem as nossas histórias e a própria história as nossas expressões, Industri Ela leva o público numa viagem, de metal e madeira, gasta pelo tempo.

Os mecanismos absorvidos pela memória já não refletem o labor e o suor, mas sim o rasto de um tempo que nos trouxe até às novas tecnologias. A nossa forma de olhar, de ouvir e de sentir faculta-nos o talento declarando a Revolução Industri Ela.

Mais do que uma exposição de arte contemporânea, será possível assistir a performances musicais inéditas e vivenciar uma série de experiências surpreendentes, nomeadamente pequenas criações gastronómicas.

Comentários

pub