Lagos: Joaquina Matos escolhe «reforço da rede social» como prioridade

Joaquina Matos (PS), eleita presidente da Câmara de Lagos no domingo, com 34,93% dos votos, escolhe o «reforço da rede […]

Joaquina Matos (PS), eleita presidente da Câmara de Lagos no domingo, com 34,93% dos votos, escolhe o «reforço da rede social» como a prioridade da sua liderança do município.

«Vamos saber quais são as necessidades mais urgentes, dar muita atenção aos apoios sociais, mas sempre trabalhando em rede com as instituições do concelho, que são muitas e de grande qualidade», disse a nova edil em entrevista ao Sul Informação.

Prioridade será ainda o «apoio à economia local», «estudando uma fiscalidade mais leve, mais amigável para as Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente a restauração e o comércio local». Neste setor, Joaquina Matos promete ainda «grande atenção à «valorização do mar».

Grande atenção será ainda dada aos clubes e associações, «no sentido de que nenhum deles tenha de fechar portas, porque todos fazem falta a uma cidade tão moderna como Lagos».

A autarca manifestou-se consciente das dificuldades financeiras do município, nomeadamente os «compromissos que a Câmara assumiu com o PAEL», mas garantiu que a autarquia não irá ficar parada.

Quanto à situação económica de Lagos, Joaquina Matos sublinhou «o Verão que foi bom, em termos turísticos, com mais emprego, mais trabalho, mais dinheiro. Mas e como será o inverno? O nosso turismo continua muito sazonal e isso é algo em que temos de trabalhar».

A eleição de Joaquina Matos garantiu ao PS a manutenção da Câmara de Lagos, sucedendo assim a Júlio Barroso no cargo. Apesar de tudo, sublinha a nova presidente, «foi uma vitória difícil, conquistada com muito trabalho, com muita seriedade, graças ao trabalho das equipas de gente muito empenhada».

A dificuldade tem tradução especial na Assembleia Municipal, onde os socialistas já não têm maioria absoluta. Mas isso é algo que não assusta a nova presidente. «Esta situação vai obrigar a negociação, a mais diálogo, a procurar consensos», admitiu Joaquina Matos.

Mas, sublinhou ainda, «nestes tempos difíceis, é isso que se espera: consensualizar para arranjar as melhores soluções, com a ajuda de todos».

A posse do novo executivo camarário e dos restantes órgãos autárquicos em Lagos está prevista para dia 14 de outubro.

 

Resultados finais em Lagos:

Câmara
PS – 34,93% (4 lugares na vereação, Joaquina Matos eleita presidente da Câmara)
PSD – 17,31% (1)
CDU – 13,83% (1)
Lagos com Futuro/Luís Barroso – 13,46% (1)
CDS – 6,37%
BE – 3,8%
Plataforma Cidadania Lagos – 1,67%

Assembleia Municipal
PS – 31,56% – 6 deputados municipais
PSD – 20,90% – 5
Lagos com Futuro/Luís Barroso – 13,70% – 3
CDU – 13,39% – 3
CDS – 5,46% – 3
BE – 4,51% – 1
Plataforma Cidadania Lagos – 1,83% – 0

Comentários

pub