Lagoa perdeu «referência de cultura ímpar» com a morte do Mestre Fernando Rodrigues

Lagoa perdeu «uma referência de cultura ímpar» com o falecimento do Mestre Fernando Rodrigues, esta terça-feira. O presidente da Câmara […]

Lagoa perdeu «uma referência de cultura ímpar» com o falecimento do Mestre Fernando Rodrigues, esta terça-feira. O presidente da Câmara de Lagoa Francisco Martins fez uma «sentida homenagem pública» ao artesão, um dia depois da sua morte, onde também lhe agradece legado que deixou.

O recém-empossado edil lagoense deixou «um agradecimento ao seu espírito lutador, ao seu trabalho e à sua tão impressionante quão grandiosa obra na defesa e preservação de uma atividade que muito honra e engrandece todos os artesãos, não só de Lagoa, mas também de Portugal e do mundo».

«Tendo tido a oportunidade de trabalhar com ele, na minha antiga qualidade de Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, não posso esquecer a figura de um homem impoluto, profissional sério, chefe de família exemplar, cidadão atento à sua atividade artesanal, pelo que, em meu nome e na dos meus Vereadores, venho pesarosa e sentidamente comunicar o falecimento deste munícipe, cuja grandeza de espírito não posso esquecer, apresentando sentidas condolências a sua família, nomeadamente a sua esposa, Maria Isabel e filhos», disse Francisco Martins.

Mesmo em dia de homenagem, e sem as suas roupas de trabalho, o Mestre Fernando não deixou de dar indicações aos seus alunos

Mestre Fernando Rodrigues tinha sido recentemente homenageado pela autarquia e o seu nome foi atribuído à Escola Municipal de Artes, que passou a denominar-se «Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues».

«Na homenagem, que todos consideraram justa e oportuna, foi recordado que aquele equipamento municipal de arte e cultura por ele foi fundado em 1982, tendo sido seu responsável até aos dias de hoje, tendo o Mestre Fernando Rodrigues dito que tudo faria para que o espírito da olaria artesanal e da cerâmica se não perdessem», acrescentou.

O corpo de mestre Fernando Rodrigues, que faleceu aos 80 anos de idade, vai estar em câmara ardente na Igreja da Misericórdia de Lagoa e o seu funeral deverá realizar-se, segundo familiares do falecido, no próximo dia 1 de novembro, sexta-feira, para o Cemitério de Lagoa, em hora ainda a designar.

(O dia do funeral foi corrigido às 18 horas)

Comentários

pub