Festival de Observação de Aves em Sagres começa amanhã

Já há muitas atividades esgotadas – e isso é bom sinal, diz a organização -, mas ainda há muita coisa […]

Já há muitas atividades esgotadas – e isso é bom sinal, diz a organização -, mas ainda há muita coisa por onde escolher e onde se pode inscrever, no Festival de Observação de Aves, que começa amanhã e se prolonga até domingo, em Sagres.

«Há uma série de saídas de campo em que as pessoas só se podem inscrever aqui no Festival, presencialmente, para dar possibilidade de participar nas atividades a quem não se inscreveu antes, pela internet», explica Anabela Santos, da organização.

Inscritos e não inscritos devem dirigir-se à antiga escola primária de Sagres, onde funciona o secretariado do Festival. É aí também que poderão levantar as pulseiras, que dão acesso a descontos nos restaurantes, alojamentos, empresas de animação e lojas que se associam ao evento.

Anabela Santos diz que ainda não é possível saber com rigor quantas pessoas vão participar nesta edição do Festival de Birdwatching, que é a 4ª, «porque muitos vão inscrever-se à última hora, seja pela internet, seja depois no secretariado». Mas estima-se que poderão ser entre 600 e 700 os participantes, dos quais muitos são estrangeiros, «em especial ingleses e espanhóis».

Entre esses visitantes estrangeiros está um grupo de uma dezena de jornalistas de toda a Europa, de revistas especializadas em birdwatching e turismo de natureza, que vão estar em Sagres a convite da Associação Turismo do Algarve.

Este ano, o Festival de Birdwatching é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Associação Vicentina, sendo este o primeiro de vários eventos no âmbito do projeto PRODER «Um Outro Algarve», e conta com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem como entidades organizadoras.

As aves, como diz o nome do festival, são a principal atração do evento, ou não se estivesse agora no auge da migração outonal das aves planadores, que têm na zona de Sagres e do Cabo de S. Vicente o melhor ponto de observação em todo o país.

De agosto a novembro, esta zona torna-se no principal corredor migratório do país para cegonhas, águias, abutres, gaviões, falcões, etc., sendo possível observar praticamente todas as espécies de aves planadoras que ocorrem em Portugal, bem como algumas raridades.

Mas Sagres é também um local muito interessante para observar aves marinhas, estepárias, passeriformes, entre outras.

Este ano estão também previstas saídas de campo e mini-cursos sobre outros temas como astronomia, cogumelos, borboletas noturnas, tubarões, e muito mais. Haverá também atividades de observação de golfinhos, passeios a cavalo ou na companhia de burros de carga, anilhagem de aves.

O objetivo é complementar a observação de aves com outras atividades ligadas à contemplação da natureza, que satisfaçam toda a família.

Para ajudar à festa, os agentes locais, incluindo alojamentos, restauração e animação turística, uniram-se para receber da melhor forma os participantes, oferecendo preços especiais.

Consulte o programa e inscreva-se em http://www.birdwatchingsagres.com/.

 

 

Comentários

pub