«Ensemble Bonne Corde» lança celebração da Música Antiga em Loulé

O agrupamento «Ensemble Bonne Corde» vai lançar a edição deste ano do Encontro de Música Antiga de Loulé com um […]

O agrupamento «Ensemble Bonne Corde» vai lançar a edição deste ano do Encontro de Música Antiga de Loulé com um concerto no Convento de Santo António, no domingo, às 21h30. A formação musical vai apresentar o espetáculo «Le Retour de la Paix», onde apresenta obras do compositores Haendel (1685-1759), Clérambaut (1676-1749) e Montéclair (1667-1737). A entrada é livre.

O «Ensemble Bonne Corde» é um agrupamento de Música Antiga, dedicado à Interpretação Historicamente Informada com instrumentos originais, tendo como repertório alvo a literatura para violoncelo solo do século XVIII, tanto de câmara como concertante, não esquecendo o importante papel do violoncelo como instrumento de contínuo. Apresenta‐se com diferentes orgânicos instrumentais, desde do violoncelo solo à orquestra barroca.

O nome do grupo pretende ser uma alusão às cordas de tripa utilizadas nos instrumentos de corda do século XVII e XVIII e hoje de novo utilizadas pelo agrupamento. É através deste contacto com as práticas interpretativas históricas que o grupo visa a recuperação de património musical português e europeu.

Fundado pela violoncelista Diana Vinagre, o «Ensemble Bonne Corde» continua um trabalho de conjunto iniciado entre jovens músicos de várias partes do mundo que se foram cruzando nos seus percursos formativos e profissionais, em locais tão prestigiados como o Real Conservatório da Haia (Holanda) e a Orquestra Barroca da União Europeia. Todos os membros do grupo colaboram com alguns dos mais prestigiados agrupamentos de Música Antiga da Europa.

Comentários

pub