Cuidados a ter enquanto navega na web

Os ataques informáticos a que estamos sujeitos têm evoluído e, neste momento, o seu computador pode ficar infectado com um […]

Os ataques informáticos a que estamos sujeitos têm evoluído e, neste momento, o seu computador pode ficar infectado com um vírus simplesmente por visitar um site, mesmo que legítimo. A partir desse momento pode ter um vírus no seu computador que permite ao atacante fazer o que quiser, incluindo roubar todas as suas passwords.

Para diminuir a probabilidade de ser infetado existem algumas medidas que pode tomar. Primeiro que tudo não deve usar uma conta com acesso de administrador para navegar na web.

A maioria dos computadores vem com o Windows configurado de forma a que o utilizador tenha total controlo do computador. Isto faz com que um vírus que consiga penetrar o seu computador também possa ter total controlo do mesmo.

A melhor forma de proteção é ter as suas aplicações actualizadas. Incluindo um antivírus instalado e com os updates em dia. A grande maioria dos ataques são feitos explorando falhas nas aplicações de uso comum, tais como o Acrobat Reader,o Flash Player ou o Java. Se não tiver este software devidamente atualizado, aumentará o número de falhas que podem ser exploradas.

Além dos vírus deverá também ter cuidado com as suas passwords. Não utilize a mesma password em diversos sites. Se não conseguir lembrar-se de todas as passwords, use uma aplicação para gestão de passwords, que usa uma chave-mestra para proteger as outras.

A password do seu email deve, no entanto, ser diferente de todas as outras, visto que o acesso ao seu email permite a um potencial atacante aceder a muitas outras passwords (utilizando o mecanismo de recuperação de passwords).

Também deve evitar fazer login em contas importantes a partir de redes Wi-Fi públicas ou abertas. Um atacante pode facilmente obter acesso a todas as comunicações que faça nas mesmas e pode, inclusivamente, fazê-lo pensar que está a fazer login na sua conta de email quando na verdade está a fazer login numa página criada pelo atacante para roubar a sua password.

Neste caso verifique sempre se está a ligar-se via HTTPS e não HTTP. Se o endereço a que está a aceder começar por http:// não está em modo seguro, se for https:// está.

Mês Europeu da Cibersegurança

Este artigo é da autoria de especialistas do CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática da FCCN-Fundação de Computação Científica Nacional e insere-se na campanha “Uma dica por dia” integrada no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013.

O Mês Europeu da Cibersegurança é uma iniciativa da ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação e o seu objetivo é informar os utilizadores sobre a importância da segurança da informação, bem como demonstrar algumas medidas simples para proteger os seus dados.

© 2013 – Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva

Comentários

pub