CRIA promove workshop sobre inovação na gestão de clientes

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve vai promover o workshop «Inovação Aberta […]

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve vai promover o workshop «Inovação Aberta para Gestão de Clientes e Fornecedores», no dia 16 de outubro, das 14h30 às 18h30, na Sala de Actos da Faculdade de Economia desta instituição. O orador convidado será Pedro Ferreira.

Esta será a segunda de um conjunto de quatro oficinas que estão a ser promovidas no âmbito do projeto WIDER, que se foca na inovação e desenvolvimento de soluções energéticas “verdes” na área do mediterrâneo. Pedro Ferreira, convidado para dirigir o workshop, é consultor, auditor e formador em Sistemas de Gestão.

«A importância de uma relação de longo prazo entre as organizações, clientes e fornecedores faz parte da gestão da cadeia de abastecimento e representa um problema extremamente complexo onde é necessário operar em tempo real. Essencial para o sucesso dessas relações é a identificação das necessidades dos clientes, as suas expectativas, os dados relacionados com a sua satisfação e a existência de oportunidades de melhoria», descreveu o CRIA.

«O uso de ferramentas colaborativas de inovação pode levar a suprir a redução de custos, gerar novas ideias e soluções, e reconhecer oportunidades quando e onde elas surgem, principalmente através da partilha de conhecimentos e da colaboração entre fornecedores e clientes», acrescentou.

Os participantes neste workshop terão a oportunidade de conhecer a Jump4innovation, ferramenta web inspirada no modelo de gestão de inovação aberta segundo a norma NP 4457:2007, «que incorpora de forma clara a gestão das interfaces (Tecnológica, Mercado e Organizacional), permitindo partilhar conhecimento, gerir ocorrências, ideias e oportunidades, e tomar medidas para reduzir os custos, melhorar a qualidade e disponibilidade de produtos, de modo a inovar na cadeia de valor de fornecimento através do envolvimento de todas as partes interessadas».

Antes do final do ano, ainda serão promovidos os workshops «New design for the product/service re-design» (22 de novembro) e «Projecting together and through end user)» (3 de dezembro).

 

Breve currículo de Pedro Ferreira:

Pedro Ferreira é consultor, auditor e formador em Sistemas de Gestão, nomeadamente nas áreas da Qualidade, Ambiente, IDI – Inovação, Desenvolvimento e Inovação, Lean Six Sigma e Segurança e Saúde no Trabalho.

Efectuou trabalhos de reorganização de Empresas e em reengenharia de processos em diversos sectores: Têxtil, Automóvel, Electrónica, Cerâmica, Farmacêutica, Alimentar, Metalomecânica, Extractiva, Serviços, Transportes, Corretagem, Seguros, Comerciais.

Já formou um grande número de colaboradores nas áreas da Qualidade, IDI, Ferramentas e Instrumentos de Melhoria Contínua, Gestão por Processos, Fluidez de processos, Liderança e Gestão de Equipas, Auditorias, Indicadores de Gestão e Pilotagem de Negócio e em Técnicas de Auto-Avaliação Modelo EFQM – Excelência / CAF.

Comentários

pub