Como manda a tradição, a época de ciclismo acaba em Tavira

Não foi no dia 5, como é habitual, mas sim no dia 6 de Outubro que a Pista de Ciclismo […]

Não foi no dia 5, como é habitual, mas sim no dia 6 de Outubro que a Pista de Ciclismo do Ginásio de Tavira acolheu o Festival de Pista 2013 – XI Troféu Crédito Agrícola, evento que assinala o final da época de ciclismo de estrada em Portugal.

As principais equipas nacionais deslocaram-se por isso até à cidade algarvia, e para as aplaudir cerca de 750 adeptos encheram as bancadas de um recinto que é já histórico.

André Cardoso, ciclista português da formação espanhola Caja Rural e que em 2014 deverá ingressar na Garmin-Sharp (equipa World Tour), foi, sem dúvida, o nome mais soante que esteve presente, até porque Alejandro Marque (OFM-Quinta da Lixa), o vencedor da Volta a Portugal 2013, vai deixar e equipa nortenha e ingressar na Movistar, e já não compareceu em Tavira.

Nos escalões mais jovens, o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau-Cartaxo dominou sobre a concorrência, vencendo tanto em Cadetes como em Juniores.

Entre os Sub-23 e Elites, as coisas estiveram sempre mais disputadas, com a equipa da casa a ser sempre muito apoiada pelo público.

Na prova de perseguição por equipas, depois de disputadas as eliminatórias, chegaram à final as formações da LA Antarte e do Banco BIC Carmim Tavira.

Venceu a LA por uns magríssimos 5 milésimos de segundo, diferença que mereceu contestação entre os adeptos da formação tavirense.

Na prova de eliminação venceu Hugo Sabido (LA Antarte), o que permitiu à sua equipa averbar duas vitórias no Festival de Pista 2013.

Por fim, na prova de 100 voltas, aquela que é a mais querida dos ciclistas e do público, o melhor foi mesmo Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa).

O ciclista algarvio, que teve uma época atribulada, conseguiu assim encerrar positivamente o seu ano desportivo e repetir a vitória já conseguida por três vezes, em anos anteriores.

Nesta prova de 100 voltas, o público e muitas entidades e empresas locais oferecem prémios monetários ao primeiro ciclista de cada volta, o que gera enorme entusiasmo.

À medida que as voltas vão passando os prémios aumentam e o entusiasmo também, e a última volta, já disputada ao entardecer, conclui-se sempre com ruidosos aplausos, em particular quando o vencedor é um ciclista da “terra”. Foi o que aconteceu em 2013.

 

Classificações

Cadetes
1º Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau-Cartaxo)

30 voltas Juniores
1º Rafael Apolinário (CC José Maria Nicolau-Cartaxo), a par com César Martingil, Campeão Nacional de velocidade em pista 2013 e da mesma equipa.

Perseguição por equipas Elite e Sub-23
1º LA Antarte
2º Banco BIC Carmim Tavira

Eliminação Elite e Sub-23
1º Hugo Sabido (LA Antarte)
2º João Matias (OFM-Quinta da Lixa)
3º João Pereira (Banco BIC Carmim Tavira)

100 voltas Elite e Sub-23
1º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa)
2º Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas)
3º Bruno Sancho (Banco BIC Carmim Tavira)

 

 

 

 

Comentários

pub