Centro de Medicina Física internacionaliza Complexo Desportivo e traz novas especialidades médicas para VRSA

O município de Vila Real de Santo António, através da empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (VRSA SGU – EM), […]

O município de Vila Real de Santo António, através da empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (VRSA SGU – EM), formalizou, com o Hospital Particular do Algarve, na sexta-feira, a assinatura do contrato de exploração e gestão do futuro Centro Internacional de Medicina Física e Reabilitação Luso-Cubano daquela cidade.

O centro médico, que será inaugurado no início de 2014, ficará localizado na nave do Complexo Desportivo de VRSA, e dará apoio ao treino de alta competição e às centenas de estágios desportivos ali realizados, promovendo a reabilitação de atletas e a maximização da performance das equipas.

A estrutura dá seguimento aos acordos de cooperação já estabelecidos – desde 2008 – entre os serviços de saúde da República de Cuba e o Município de VRSA, beneficiando ainda do know-how de médicos especialistas, terapeutas e profissionais nas áreas da medicina física e reabilitação.

Além da vertente desportiva, o equipamento terá a valência de centro médico, permitindo a oferta de serviços e especialidades médicas até agora indisponíveis em VRSA e nos municípios do Leste algarvio.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, o centro médico «contribuirá definitivamente para o processo de internacionalização do Complexo Desportivo, hoje já procurado por atletas olímpicas de topo, oferecendo serviços médico-desportivos únicos no país e pioneiros no contexto europeu».

«Ao mesmo tempo, estamos a contribuir para a melhoria da saúde da população de VRSA e do Algarve, que, de uma forma inovadora, passa a ter acesso a um número significativo de novas especialidades médicas e serviços inovadores», continua Luís Gomes.

 

Novos serviços médicos

 

O futuro espaço médico ficará repartido por dois pisos do Complexo Desportivo onde se incluem três gabinetes de consultas, três salas de tratamentos, medicina física e reabilitação, uma sala de raio-x, um gabinete de enfermagem, uma sala de observação e três gabinetes de consultas de especialidade.

Beneficiará ainda de um serviço de atendimento permanente com médico, enfermeiro e auxiliar de ação médica, resposta imediata de raio-x, ecografia, análises clínicas, meios complementares de diagnóstico e pequena cirurgia.

Terá uma vasta oferta de consultas externas como nutrição, pediatria, dermatologia, reumatologia, urologia, obstetrícia, clínica geral, otorrinolaringologia, psicologia, oftalmologia, reumatologia, entre outras especialidades.

A assinatura do contrato de exploração e gestão do futuro Centro Internacional de Medicina Física e Reabilitação de VRSA contou com a presença de Luís Gomes, presidente da Câmara e também presidente do Conselho de Administração da SGU, de João Bacalhau, presidente do Conselho de Administração do Hospital Particular do Algarve (HPA), de Artur Bacalhau, vogal do Conselho de Administração do HPA, e da embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Tablada de la Torre.

Comentários

pub