CDS corta relações com PSD/Portimão que negoceia com PS lugar na vereação

A Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS anunciou quarta-feira, em comunicado, o corte das suas «relações institucionais» com o […]

A Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS anunciou quarta-feira, em comunicado, o corte das suas «relações institucionais» com o PSD de Portimão, cujo líder os centristas acusam de ter uma «postura infantil».

Esta zanga entre CDS e PSD em Portimão surge no momento em que, ao que o Sul Informação apurou junto de diversas fontes, Isilda Gomes, presidente eleita da Câmara de Portimão (PS) está a ultimar as negociações com Pedro Castelo Xavier, presidente da Comissão Política de Secção do PSD e vereador eleito por esta força política.

É que, na sequência dos resultados eleitorais do passado dia 29 de Setembro, o PS obteve a vitória na Câmara Municipal, mas sem maioria (3 lugares, contra 4 da oposição, divididos por Coligação Servir Portimão/CDS, PSD, Bloco de Esquerda e CDU). Por isso, Isilda Gomes precisa de se aliar a outra força da oposição para garantir alguma estabilidade na governação. E tudo indica que o aliado será Pedro Xavier, do PSD.

O corte de relações entre CDS e PSD em Portimão surge depois de os centristas terem decidido fazer «contactos exploratórios junto das outras forças políticas da oposição» para «construir uma plataforma política abrangente» de oposição ao Partido Socialista nos vários órgãos autárquicos do concelho de Portimão.

Foi nesse âmbito que foi agendada uma reunião com a Comissão Política de Secção do PSD, na pessoa do seu presidente (e vereador eleito), Pedro Castelo Xavier.

«Tal reunião, que, de acordo com os contactos telefónicos prévios ocorridos, teria por único objeto discutir os termos em que seria possível atingir o referido entendimento, nunca chegou a ocorrer apenas devido à ausência inopinada, sem qualquer aviso prévio ou qualquer justificação, da comitiva do PSD de Portimão», lamenta o CDS, em comunicado.

Por isso, os centristas portimonenses consideram não haver «condições objetivas», enquanto Pedro Castelo Xavier liderar os destinos do PSD de Portimão, «para manter quaisquer relações institucionais com aquela força política e, bem assim, para desenvolver qualquer trabalho político conjunto com os eleitos locais do mesmo partido».

Este corte das «relações institucionais» vai manter-se enquanto Pedro Xavier liderar a Comissão Política de Secção dos social-democratas de Portimão, conclui o CDS.

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos de Portimão está marcada para esta noite, às 21h00, no Teatro Municipal de Portimão.

Comentários

pub