CCV de Lagos ensina a professores e cientistas a «Falar Ciência»

O Centro de Ciência Viva (CCV) de Lagos vai acolher no dia 16 de novembro, um sábado, o atelier «Falar […]

O Centro de Ciência Viva (CCV) de Lagos vai acolher no dia 16 de novembro, um sábado, o atelier «Falar Ciência – Narrativas e técnicas teatrais para a comunicação oral da Ciência», uma iniciativa destinada a cientistas e professores e que os pretende ajudar a melhorar a sua comunicação oral. A formação será dirigida por uma cientista e por uma atriz e encenadora e decorre das 8 às 19 horas.

«Este curso focar-se-á no desenvolvimento de técnicas de comunicação oral aplicadas à transmissão de conhecimentos científicos a um público não especialista. Serão usadas técnicas de construção de histórias, procurando identificar as ideias chave e os conceitos fundamentais, cuja apresentação será feita de forma contextualizada e procurando pontes de comunicação com a audiência. Serão também explorados os territórios da voz e corpo, para que o conteúdo da mensagem seja veiculado da forma mais eficiente e eficaz», revelou a organização, a cargo do CCV de Lagos.

Serão estas competências que a cientista Joana Lobo Antunes e a atriz Magda Novais tentarão transmitir, ao longo das oito horas de formação. «A prática de técnicas de improvisação de teatro servirão para aumentar a confiança em cena e diminuir a ansiedade associada à exposição pública, ao mesmo tempo que se melhora a capacidade de desenvolver empatia com o público», descreve.

O programa divide-se em duas fases: «Preparação do discurso. Escolha do tema, abordagem, estilo, prosa», no qual os participantes «começarão por encontrar uma forma curta, clara e chamativa de definir o tema que pretendem apresentar para um público leigo» e «Trabalho cénico e improvisação, aplicado à apresentação do texto desenvolvido», onde serão «usados exercícios e jogos de improvisação teatrais para desenvolvimento de consciência corporal, colocação de voz e a apuração das capacidades de comunicação verbais e não verbais ao serviço do discurso científico».

«Não se trata de um curso de representação mas de desenvolvimento de capacidades de comunicação e envolvimento com a audiência, podendo adaptar o discurso preparado às respostas (positivas ou negativas) do público. Serão filmadas as apresentações e comparadas com o trabalho apresentado antes da sessão de trabalho», esclareceu o CCV de Lagos.

Os interessados em participar no atelier deverão inscrever-se até às 13 horas de dia 14 de novembro. Cada participante terá de pagar 15 euros e trazer de casa uma apresentação até 3 minutos sobre um tema científico.

Sobre as formadoras:
Joana Lobo Antunes
Com um percurso académico nas ciências da vida, paralelamente à obtenção do doutoramento em Química Orgânica tem unido as artes de representação com a comunicação de ciência em workshops e cursos de storytelling e improvisação para investigadores e docentes desde 2006. Actualmente tem projecto pós doutoramento em Promoção de Ciência no Instituto de Tecnologia Química e Biológica e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Magda Novais
Licenciatura em Teatro, Formação de Atores e Encenadores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema em 2006, tem desenvolvido atividade como atriz, encenadora e formadora em expressão dramática desde 1999. Tem colaborado em formações de técnicas teatrais para a comunicação oral de ciência, ITQB e FCSH.

Comentários

pub