Ex-administradora do Hospital de Faro é única candidata à presidência da ARS Algarve

Ana Paula Gonçalves, ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, é, até agora, a única candidata conhecida à […]

Ana Paula Gonçalves, ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, é, até agora, a única candidata conhecida à presidência do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, apurou o Sul Informação.

A vaga criada pela demissão, em julho passado, do então presidente, Martins dos Santos, será agora preenchida por concurso público, que foi aberto em finais de setembro, para o cargo ser atribuído durante o corrente mês de outubro, segundo revelou o ministro da Saúde Paulo Macedo, em princípios de setembro, durante uma visita que fez ao Hospital de Faro.

O Procedimento Concursal para presidente do Conselho Diretivo da ARS do Algarve, designado como «urgente, de interesse público», foi aberto no dia 25 de setembro e o prazo para apresentação de candidaturas termina precisamente hoje, dia 8 de outubro.

Ao mesmo tempo, está a decorrer também um concurso público para o preenchimento de um lugar de vogal no mesmo CD da ARS, já que, aquando da demissão de Martins dos Santos, também a vogal médica Ana Costa se demitiu. Neste caso, o concurso foi aberto um dia mais tarde, a 26 de setembro, e o prazo termina amanhã, dia 9 de outubro.

No caso do cargo de presidente, a «área de formação preferencial ao perfil» exigida é «licenciatura preferencialmente nas áreas de economia/gestão, direito ou áreas de saúde». São pedidas ainda especializações nas áreas de «pós-graduação em saúde pública, gestão/administração, administração hospitalar ou outra adequada», bem como «experiência na gestão e administração de organizações, designadamente, no setor da saúde, onde se destaquem, preferencialmente atividades relacionadas com a execução da política nacional de saúde e de prestação de cuidados de saúde».

No caso do cargo de vogal, pretende-se alguém com «licenciatura em áreas de saúde». É pedida ainda «pós-graduação/MBA em áreas de gestão, administração hospitalar ou outra adequada» e «experiência na gestão e administração de organizações, preferencialmente em instituições do Ministério da Saúde».

Da anterior equipa diretiva da ARS, apenas se manteve o vogal Miguel Madeira, que deverá continuar no cargo.

Comentários

pub