Câmara promove I Concurso de Presépios do concelho de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé vai levar a cabo um Concurso de Presépios que pretende estimular a criatividade dos participantes, […]

A Câmara Municipal de Loulé vai levar a cabo um Concurso de Presépios que pretende estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procura relembrar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia – a construção do presépio.

Os presépios a concurso poderão inserir-se numa de duas modalidades: o Presépio Tradicional Português (que deverá contemplar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo) ou o Presépio Tradicional do Algarve (armado em escadaria, com o menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores).

Na construção dos presépios a concurso, podem ser utilizados quaisquer materiais, devendo, todavia, dar-se preferência às matérias-primas existentes na região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em nome individual ou em grupo. Os interessados deverão enviar as suas candidaturas até ao dia 8 de novembro, através do preenchimento do boletim de inscrição, disponível em www.cm-loule.pt e enviadas para a Câmara Municipal de Loulé – Divisão de Cultura e Turismo ou para [email protected], juntamente com uma fotografia do presépio em questão.

Os presépios admitidos a concurso deverão ser entregues no Setor de Turismo (sito na Rua D. Paio Peres Correia, n.º 6, em Loulé), até ao dia 15 de novembro, após comunicado por parte da entidade organizadora.

Os presépios estarão expostos, em local a definir, entre os dias 23 de novembro de 2013 e 6 de Janeiro de 2014.

A classificação dos presépios será efetuada por um júri constituído por três elementos: dois representantes da Câmara Municipal de Loulé e um representante das Paróquias do Concelho de Loulé.

Os três primeiros classificados receberão publicações e lembranças do Concelho, de acordo com a classificação obtida. A todos os participantes serão atribuídos Certificados de Participação.

Comentários

pub