Biblioteca de Silves lança “A tertúlia mais pequena do mundo”

A Biblioteca Municipal de Silves, em conjunto com os Voluntários da Leitura, apresenta no próximo dia 17 de outubro, às […]

A Biblioteca Municipal de Silves, em conjunto com os Voluntários da Leitura, apresenta no próximo dia 17 de outubro, às 21h30, “A tertúlia mais pequena do mundo”.

A ação, que integra o projeto plurianual de promoção da leitura “A minha Freguesia a Ler+”, terá lugar no Quiosque da Praça Al-Mutamid (em frente à BMS).

Esta rubrica terá uma periodicidade quinzenal, às quintas-feiras, e será um espaço onde, através de um ambiente intimista e descontraído (com chá/café a acompanhar), todos os participantes poderão partilhar informalmente palavras, ideias, desafios, desabafos e outros excessos culturais sobre o que considerem mais relevante. Haverá também, pontualmente, sessões sobre temáticas específicas.

Atendendo a que todas as tertúlias irão realizar-se sempre em espaços fechados de reduzida dimensão, todas as sessões terão uma lotação limitada em termos de público e uma duração máxima que nunca excederá os 90 minutos.

Para esta sessão inicial no Quiosque Al-Mutamid a capacidade total do espaço é de 20 participantes.

«A orientação deliberadamente “micro” deste evento pretende transmitir a ideia de que poucos podem ser, de facto, muitos quando há sensibilidade, espírito crítico, entusiasmo e “desassossego”, fazendo, assim, dos (aparentemente) pequenos formatos instrumentos diferenciadores e potenciadores ao nível da dinâmica cultural da e na cidade de Silves», explica a Câmara de Silves, em nota de imprensa.

De futuro, «pretende-se estender este formato a outros micro contextos “indoor” da cidade, multiplicando assim os pequenos espaços públicos de ludismo, partilha e reflexão crítica».

O projeto plurianual de promoção da leitura “A minha Freguesia a Ler+”, foi lançado pela Biblioteca Municipal em novembro do ano passado, tendo como objetivo central a criação de bibliotecas em vários espaços das freguesias do concelho de Silves, por forma a incentivar a dinamização de ações continuadas de incentivo à leitura e de promoção da literacia em contextos públicos e privados quer através da promoção da leitura informal e da narração oral, quer da descentralização de práticas, dinâmicas e espaços culturais, entre outras.

Mais informações poderão ser recolhidas com a BMS através do telefone 282 442 112 ou do endereço de correio eletrónico [email protected].

Comentários

pub