BE questiona Governo sobre eventual fecho de extensões de saúde em Monchique

O Bloco de Esquerda pediu esclarecimentos ao Governo sobre o eventual fecho das extensões de saúde de Alferce e Marmelete, […]

O Bloco de Esquerda pediu esclarecimentos ao Governo sobre o eventual fecho das extensões de saúde de Alferce e Marmelete, no concelho de Monchique e quer saber porque razão o Conselho de Comunidade o Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) Algarve II, ao qual pertencem, não reuniu a nenhuma vez durante o corrente ano.

Dado esta situação ser contra o disposto nos pressuposto de funcionamento desta estrutura, os deputados do Bloco questionaram Paulo Macedo sobre quais os motivos que possam estar na origem de tal resultado», avançou o Grupo Parlamentar do BE, numa nota de imprensa.

«O Conselho da Comunidade é eleito por um período de três anos e deve reunir ordinariamente uma vez por semestre. Tem a competência de dar parecer sobre os planos plurianuais e anuais de atividades do ACES e respetivo orçamento, assim como pelo seu acompanhamento. Este órgão tem ainda a competência de alertar o diretor executivo para factos reveladores de deficiências graves na prestação de cuidados de saúde; dar parecer sobre o relatório anual de atividades e conta de gerência; assegurar a articulação do ACES, em matérias de saúde, com os municípios da sua área geográfica, propor ações de educação e promoção da saúde e de combate à doença, a realizar pelo ACES em parceria com os municípios e demais instituições representadas no Conselho da Comunidade e dinamizar associações e redes de utentes promotoras de equipas de voluntariado», acrescentou o Bloco.

Comentários

pub