Associação A Rocha comemora 30 anos com festa na Ria de Alvor

A associação A Rocha, que começou o seu trabalho no Outono de 1983 na Ria de Alvor, comemora amanhã, sábado, […]

A associação A Rocha, que começou o seu trabalho no Outono de 1983 na Ria de Alvor, comemora amanhã, sábado, dia 19, os seus 30 anos, numa cerimónia no Centro de Educação Ambiental da Cruzinha, perto da Mexilhoeira Grande (Portimão), onde tudo começou.

As comemorações, que começam às 10h00, contarão com a presença do casal Peter e Miranda Harris, que nos anos 80 foram os fundadores d’A Rocha, no coração da Ria de Alvor.

O que começou por ser apenas um pequeno e pioneiro centro comunitário aberto a cientistas de todo o mundo que vinham estudar as espécies e habitats do Barlavento algarvio, evoluiu rapidamente para uma organização internacional, hoje com presença em 19 países nos cinco continentes.

«Nestes 30 anos, dezenas de milhares de visitantes usufruíram do nosso centro, estudaram e privaram connosco: cientistas, professores, voluntários, estudantes e amigos, muitos amigos», salientam os responsáveis pela associação.

«O trabalho que fazemos faz parte de quem somos e daquilo em que acreditamos. Durante estes 30 anos temos procurado ser fiéis à nossa missão, inspirada na nossa fé cristã, de, contribuir para o estudo e conservação do ambiente, em cooperação com as comunidades locais, para a educação das populações e para a promoção de uma visão integral, sustentável e redimida da vida em sociedade. Por isso podemos honestamente dizer que estes 30 anos foram muito ricos, intensos e verdadeiramente valeram a pena!», acrescentam.

«O nosso compromisso é o de continuar a trabalhar para servir as populações locais, trabalhando sempre com todos em cooperação honesta e verdadeira», dizem ainda.

 

Dar atenção a todas as criaturas de Deus

A Associação A Rocha nasceu no coração da Ria de Alvor, impulsionada por um inglês, Peter Harris, pastor anglicano e ornitólogo, que veio para Portugal com a família, para estudar zonas ameaçadas que eram utilizadas pelas aves migratórias e estranhou a pouca atenção dos cristãos ao ambiente e biodiversidade.

A Rocha é hoje uma organização cristã internacional que se envolve em várias áreas, não se limitando apenas a ações de captura, pesagem, medição e anilhagem de aves, a cursos ou reflorestações.

Os centros residenciais da associação acolhem milhares de estudantes, estagiários e voluntários e, ao nível da investigação científica, desenvolvem e ajudam estas pessoas em programas de investigação, participando na recolha de informação científica ou mesmo na direção dos projetos.

Outra das vertentes da organização ambientalista prende-se com o trabalho de educação ambiental nas escolas e também em empresas, lares de terceira idade ou com pessoas com dificuldades cognitivas ou motoras.

No Algarve tem sido, sobretudo, conhecida pelo seu trabalho em defesa da Ria de Alvor. Em 2012, a associação ganhou dois processos em tribunal contra os proprietários da Quinta da Rocha que ilegalmente tinham destruído habitats de extrema importância ambiental, na Ria de Alvor, perto do seu centro de estudos.

Em muitos países, A Rocha tem desempenhado um papel único ao proporcionar uma ligação entre o gosto pela vida selvagem e a beleza natural, os estudos científicos e a fé cristã. “Muita dessa investigação tem levado à adoção de estratégias de gestão que estão a beneficiar muitas espécies de animais”, explica a organização.

Para além disso, a associação tem publicado livros, recursos online e pequenos filmes e apresentações que têm transmitido a compreensão cristã sobre o cuidado da criação a várias dezenas de milhares de pessoas.

A associação tem organizado conferências para líderes de igrejas, explicando o ensino bíblico sobre o cuidado da criação e a forma como as igrejas podem manter-se envolvidas nesta área.

Através da maioria das suas 19 organizações, tem trabalhado com escolas bíblicas e seminários teológicos também de outros países, assegurando que futuros líderes cristãos recebem fundamentos teológicos e práticos sobre o cuidado da criação.

A organização ambientalista, que considera que «ao longo dos últimos 30 anos aconteceu uma mudança positiva na forma como a igreja olha para a criação», tem desempenhado um papel significativo em explicar os fundamentos bíblicos e em demonstrar um modelo de missão cristã integrada, vivido em comunidade com o cuidado pelas pessoas, habitats e vida selvagem através dos seus projetos de conservação ambiental.

 

Cerimónia oficial do 30º aniversário
Celebração com os amigos d’A Rocha

10h00 Receção de convidados
10h30 Boas vindas
Introdução
Apresentação “30 Anos A ROCHA”
Palavra a entidades convidadas
Palavra ao fundador
Palavra ao Presidente
Palavra de oração
Porto de Honra
Cocktail
12h00 Encerramento

 

Comentários

pub