Algarve seduz Santarém com sabores do mar e da serra

O peixe, o marisco e as carnes da serra vão encher a mesa do almoço algarvio na Casa do Campino, […]

O peixe, o marisco e as carnes da serra vão encher a mesa do almoço algarvio na Casa do Campino, em Santarém, no próximo domingo (dia 27). O Festival Nacional de Gastronomia está de volta para seduzir a boca dos portugueses com sabores típicos e o Algarve é o destino convidado do terceiro dia do evento, que arranca hoje.

O festival já vai na 33.ª edição e como é habitual terá dias dedicados às entidades regionais de turismo do país. O dia 27 é o do Algarve e saberá a produtos tradicionais, como confirma a ementa que aguçará o apetite dos convidados com (sobretudo) pratos de peixe e marisco.

Para começar, amêijoas à algarvia, biqueirão de vinagrete, presunto do mar (muxama), salada de polvo, salada de ovas e xarém. Em seguida virá sopa de peixe, arroz de lingueirão e um jantarinho de grão com carnes da serra algarvia, tudo preparado pelo restaurante Tasca Rasca, de Faro.

A sobremesa também não vai dececionar, com os doces regionais à base de amêndoa, alfarroba e fios de ovos, e da adega algarvia sairão os vinhos de Lagoa para acompanhar a refeição.

O dia do Algarve em Santarém levará ainda animação ao recinto com o rancho folclórico dos Olhos d’Água, um grupo criado em 1998 para dar a conhecer as danças e os cantares do Algarve.

Mas a participação algarvia estende-se a todo o festival. Durante dez dias, haverá uma tasquinha da região – representada pelo restaurante Tasca Rasca – para mostrar os pratos típicos aos milhares de visitantes do evento.

«Esperamos fidelizar o mercado interno através do produto gastronomia e vinhos e transformá-lo, gradualmente, num dos principais motivos de viagem dos turistas que nos procuram», afirma o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva.

O Festival Nacional de Gastronomia, que decorre na capital ribatejana até 03 de novembro com o objetivo de afirmar os valores culturais do receituário português, oferece ainda um espaço privilegiado para apreciar a base da Dieta Mediterrânica.

Também aqui o Algarve terá vários momentos especiais agendados, entre os quais showcookings, aulas práticas e provas de vinhos e produtos da terra, na presença de conceituados chefs.

Comentários

pub