Albufeira recebe segunda edição do “AGE – Soluções de Emprego & Empreendedorismo”

Balcões de atendimento, conferências, oferta formativa e de emprego, workshops, networking, programas de financiamento e exposições vão estar à disposição […]

Balcões de atendimento, conferências, oferta formativa e de emprego, workshops, networking, programas de financiamento e exposições vão estar à disposição dos participantes, na segunda edição da iniciativa “AGE – Soluções de Emprego & Empreendedorismo”, no próximo dia 23 de outubro, das 9h30 às 19h00, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA)

O evento, organizado pelo Município de Albufeira em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, tem por objetivo promover a empregabilidade, a criação do próprio emprego, divulgação de oferta formativa e empreendedorismo.

Para o efeito, várias entidades públicas e privadas vão reunir-se no mesmo espaço com balcões de atendimento destinados a prestar informação aos visitantes.

Entre elas, estarão o Município de Albufeira, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDR), Agência para a Modernização Administrativa (AMA); Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), Universidade do Algarve, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Associação in Loco, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA), Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC), Gabinete de Microcrédito do BES, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Albufeira e Terra da Perfeição.

A Visatempo – empresa de trabalho temporário e a Sociedade Comercial Cotandre, a operar na área de navios de cruzeiro, vão também integrar o painel de entidades com balcão de atendimento permanente, aproveitando a iniciativa para promover ações de recrutamento.

Este ano a organização continua a apostar no trabalho em rede, mantendo a árvore e a esplanada de oportunidades, espaços que na primeira edição atraíram centenas de participantes que aproveitaram a iniciativa para fazer contactos com vista ao estabelecimento de novas parcerias e projetos.

Até ao próximo dia 18, todas as entidades interessadas podem enviar as suas ofertas formativas em versão impressa, cartaz ou brochura, bem como as ofertas de emprego, estas últimas até dia 21, para [email protected].

Casos de sucesso e inovação são especialmente acarinhados nesta Mostra de Emprego & Empreendedorismo.

Nesta segunda edição o projeto de moda TYPE, de Inês Almeida, foi o escolhido para integrar a Exposição. A jovem de 21 anos, licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, apresenta uma coleção de biquinis e fatos de banho que surgiu da necessidade de criar um determinado tipo de biquinis que uma geração procura, um tipo original e totalmente português, desde a criação até à confeção.

Inês Almeida pretende, desta forma, mostrar o que de melhor se faz em Portugal, no feminino, com muita juventude e irreverência à mistura, procurando uma identificação entre o produto e um estilo de vida, uma maneira de estar, um tipo de mulher – TYPE.

A iniciativa integra o Projeto Em Con_tato da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

A formação profissional para pessoas com deficiência e incapacidade é uma área que a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira vem apostando há mais de 20 anos, com vista a promover a empregabilidade e a integração socioprofissional dos formandos.

O “Tapete Mágico” é um dos projetos que se dedica à produção de peças de cariz artesanal: colchas, tapetes, carpetes, toalhas e outros artefactos executados pelo método da tecelagem manual, peças que juntamente com os trabalhos de cestaria e empreita realizados pelos utentes do lar de São Vicente vão estar patentes na exposição.

Paralelamente, na sala B, estão agendadas várias sessões de esclarecimento e workshops de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória. O programa está disponível no portal da Autarquia em www.cm-albufeira.pt e em www.albufeira.pt, podendo os interessados efetuar a sua inscrição até ao próximo dia 22 de outubro para [email protected], indicando o nome, contacto telefónico e de e-mail, assim como a indicação das sessões que pretende frequentar.

Ao longo do dia os visitantes vão poder usufruir de vários momentos de animação, que incluem artes performativas, exibições desportivas, demonstrações gastronómicas e outras que marcam o programa da edição deste ano.

Como “é de pequenino que se torce o pepino” estão programadas duas sessões de leitura da obra “O Senhor Empreendedorismo” de Narciso Moreira para que o público infantil possa participar, aprendendo a estimular o espírito empreendedor e a oportunidade de “fazer acontecer”.

As sessões estão agendadas para as 11h00 e 14h00, respetivamente e serão asseguradas pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do Município.

Não perca esta oportunidade, dia 23 de outubro, venha até ao EMA e fique a conhecer quais os sistemas de incentivos, a melhor solução para criar o seu próprio emprego e como financiá-lo, oportunidades de empreender, consolidar ou licenciar o seu projeto empresarial e as ofertas formativas e de emprego disponíveis no mercado.

Comentários

pub