Três equipas algarvias disputam Volta a Portugal do Futuro (atualizada)

Banco BIC/Carmim/Tavira, Louletano/Dunas Douradas e Clube Xelb (Silves) são as três equipas algarvias que disputam, a partir de hoje e […]

Banco BIC/Carmim/Tavira, Louletano/Dunas Douradas e Clube Xelb (Silves) são as três equipas algarvias que disputam, a partir de hoje e até domingo, dia 8, a 21ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição reservada à categoria sub-25, que conta com a participação de um total de onze equipas continentais.

O pelotão vai percorrer 624,5 quilómetros, divididos por cinco etapas, que começam esta quarta-feira, em Oliveira do Bairro, e culminam no domingo no parque eólico da Carvoeira (Torres Vedras).

Vidal Fitas, diretor desportivo do Banco BIC/Carmim, convocou para a prova os ciclistas João Pereira, Valter Pereira, João Rodrigues, Ruben Silva e Diogo Nunes.

Jorge Piedade, diretor desportivo do Louletano/Dunas Douradas, convocou Eujeniu Cozonac, Victor Valinho, Fábio Leça, Dominic Mestre, Duarte Ferreira e Augusto Vitorino.

Por seu lado, João Hortelão, diretor desportivo do Clube Xelb, chamou para correr os ciclistas Pedro Henriques, Paulo Silvestre, Antero Carvalho, Ricardo Pires e André Silva.

 

Volta a Portugal de Juniores corre em paralelo

 

Em paralelo com a Volta a Portugal do Futuro, vai disputar-se também a oitava edição da Volta a Portugal de Juniores, que vai realizar-se entre 6 e 8 de setembro. Os locais de chegada das etapas das duas competições serão os mesmos nos dias em que ambas as provas coincidem.

A Volta a Portugal de Juniores será disputada por 110 corredores, representando 19 equipas, que terão pela frente três etapas, num total de 302,6 quilómetros.

A equipa Júnior do Clube de Ciclismo de Tavira corre a Volta a Portugal daquela categoria, tendo sido convocados os ciclistas Fernando Carvalho, António Martins, Gonçalo Rodrigues, Fábio Rodrigues, Tiago Silva.

A primeira tirada da Volta Júnior é, teoricamente, a menos exigente, com 95,2 quilómetros desde Alburitel (concelho de Ourém), de onde parte a caravana às 12h20, até ao Bombarral, local onde a chegada está prevista para as 15h00.

A segunda etapa é a mais extensa da competição, iniciando-se em Óbidos, às 11h30, e terminando, depois de percorridos 112,5 quilómetros, nas Caldas da Rainha.

A terra das cerâmicas artísticas acolhe a partida da derradeira viagem, que terá 94,9 quilómetros, com início às 11h30 e final, coincidente com uma contagem de montanha de segunda categoria, no Parque Eólico da Carvoeira, Torres Vedras, às 14h15.

A disputa da Volta a Portugal de Juniores em paralelo com a renovada Volta a Portugal do Futuro visa dotar a prova dos mais novos de maior visibilidade.

A sua realização nesta altura da época permite aos corredores uma preparação mais cuidada, durante o verão, sem ser prejudicada pelas obrigações académicas dos corredores, sendo também um excelente teste para o Campeonato do Mundo, que se disputa no fim do mês, em Florença, Itália.

 

Atualizada às 15h40, acrescentado os ciclistas de Tavira que correm a Volta Júnior.

 

Comentários

pub