Universidade do Algarve assinou protocolo com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná

A Universidade do Algarve (UAlg) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) assinaram, hoje, um protocolo de colaboração com […]

A Universidade do Algarve (UAlg) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) assinaram, hoje, um protocolo de colaboração com vista à promoção de iniciativas que estimulem a cooperação científica e técnica entre as duas instituições.

Esta cooperação será estabelecida em domínios de interesse para ambas as universidades, designadamente no que respeita a intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, cooperação técnica e científica, colaboração em alguns domínios de ensino e promoção de ações específicas de formação, como a realização conjunta de conferências, colóquios, seminários e atividades similares.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná é a primeira assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades.

A Instituição não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.

Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

Atualmente conta com cerca de 2 mil professores, 976 funcionários e 25 mil alunos, nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Comentários

pub