Uma rota de boas ideias

Em tempos de crise, é preciso gente com ideias, que não tenha medo de deitar mãos à obra para contrariar […]

Em tempos de crise, é preciso gente com ideias, que não tenha medo de deitar mãos à obra para contrariar esta vil tristeza em que estamos mergulhados.

É o que tem feito, em Portimão, a jovem associação Teia d’Impulsos, com a Rota do Petisco, uma iniciativa que já vai na sua terceira edição e que continua a revelar-se um verdadeiro sucesso.

A fórmula é simples: junta-se restaurantes e pastelarias de qualidade em determinadas zonas da cidade de Portimão e em localidades limítrofes (Alvor, Praia da Rocha e até Ferragudo), que, durante algumas semanas e até 13 de outubro, oferecem um petisco ou um doce, acompanhado de bebida, por um preço quase simbólico (2,5 euros para o petisco, 2 euros para o doce).

Aos petiscadores resta percorrer, andando a pé pelo centro das localidades envolvidas, uma rota à descoberta dessas tapas, de sítio em sítio, numa ronda pelos petiscos que fomenta o convívio e a animação…além de fomentar o negócio.

Ainda há uns dias andei, com um grupo de amigos, a percorrer uma parte da rota e a opinião generalizada que recolhi junto dos proprietários dos espaços que integram a iniciativa é que esta Rota do Petisco, além de servir para animar a restauração na época baixa, serve sobretudo para dar a conhecer os restaurantes, pastelarias e casas de tapas que, de outra forma, permaneceriam mais ou menos afastados dos olhares do público.

Por mim, este ano já descobri uma série de locais onde comi bem e fui bem recebida e onde quero regressar depois, para provar o que de bom oferecem para além dos petiscos da rota.

A Rota do Petisco, que funciona todos os dias até 13 de outubro, tem ainda um programa de animação, que inclui desde música, a tertúlias, cursos e provas de vinhos, para ajudar à festa.

É, por isso, um bom pretexto para visitar Portimão, Praia da Rocha, Alvor e Ferragudo, com um grupo de amigos, para uns momentos bem passados entre uma tapa saborosa e um copo de vinho.

Para saber mais pormenores, basta aceder ao site da Rota do Petisco. Ou dirigir-se, por exemplo, à Casa Inglesa, na zona ribeirinha de Portimão, provar o que por lá se oferece e pedir o passaporte da Rota, que contém todos os detalhes da iniciativa.

Por último, fica aqui uma recomendação: não deixe passar esta oportunidade para se divertir e para apoiar na prática uma boa ideia!

 

Este é o texto da crónica radiofónica que todas as quintas-feiras assino na Rádio Universitária do Algarve (RUA) e
que pode ser ouvida em podcast aqui.



Comentários

pub