Turismo no Algarve regista mais hóspedes, mais dormidas e mais proveitos

Mais hóspedes, mais dormidas, mais proveitos totais e mais passageiros movimentados no Aeroporto Internacional de Faro: este é o balanço […]

Mais hóspedes, mais dormidas, mais proveitos totais e mais passageiros movimentados no Aeroporto Internacional de Faro: este é o balanço da atividade turística durante o segundo trimestre de 2013 no Algarve, segundo os dados do boletim «Algarve Conjuntura Turística», que acaba de ser divulgado.

Entre abril e junho, o comportamento dos principais indicadores foi positivo, motivado por uma procura de estrangeiros que contrariou o ligeiro decréscimo registado por parte do mercado nacional.

Os resultados mensais agora apresentados «deixam antever um bom desempenho do setor também para os próximos meses do ano», salienta a Região de Turismo do Algarve.

Assim, segundo o Boletim de Conjuntura referente ao segundo trimestre de 2013, o número total de hóspedes na hotelaria global foi de aproximadamente 936 mil, o que significou um aumento de 3,6% face ao mesmo trimestre do ano anterior.

Esta subida foi sustentada pelo aumento do número de hóspedes estrangeiros (+5,56%), já que, relativamente ao número de hóspedes portugueses, voltou a verificar-se uma redução do seu número: menos 1,34% que em 2012.

Analisando a origem dos hóspedes na hotelaria global do Algarve, verifica-se que os hóspedes do Reino Unido ganharam peso no segundo trimestre do ano, superando os hóspedes portugueses (que ocupavam o primeiro lugar no primeiro trimestre).

O Reino Unido representou 31,9% do total de hóspedes registados entre abril e junho de 2013 e Portugal representou 26,8% O terceiro lugar foi ocupado pela Alemanha que representou 8,1% do total de hóspedes.

Também a Espanha, como mercado emissor perdeu, este trimestre, no indicador em análise. No segundo trimestre de 2013 o número de hóspedes espanhóis decresceu 18,3%, o que significou menos 10.234 hóspedes oriundos deste país.

Esta tendência negativa foi compensada pela subida do número de hóspedes de outras nacionalidades, das quais se destacam os irlandeses (+19,2%), holandeses (+13,5%) e alemães (+13,3%) que, no seu conjunto, representaram mais 26.750 hóspedes na hotelaria global, face a igual período de 2012.

No que diz respeito à tipologia de alojamento, houve um aumento do número de hóspedes
que preferiram alojamentos com as tipologias “Apartamentos turísticos”, “Hotéis apartamentos” e “Hotéis”, tendo diminuído a preferência pela tipologia “Aldeamentos turísticos”.

Relativamente aos “Hotéis”, registou-se um aumento do número de hóspedes nas categorias mais alta (5 estrelas) e mais baixa (1 e 2 estrelas) com uma diminuição nas categorias intermédias (3 estrelas e 4 estrelas).

Os hotéis de 5 estrelas viram os seus hóspedes aumentar 13,1% (+11.111 hóspedes) comparativamente com o segundo trimestre de 2012.

 

Dormidas ultrapassam os 4 milhões

Também o “Número total de dormidas” apresentou uma variação positiva no segundo trimestre de 2013, tendo registado um aumento de 6,6%, o que permitiu ultrapassar os 4 milhões de dormidas (4.148.137) na hotelaria global do Algarve.

O aumento total ficou a dever-se às dormidas de estrangeiros (+9,5%), pois o número de dormidas de portugueses voltou a diminuir este trimestre (-4,6%).

Os países com maior representatividade segundo o indicador “Dormidas”, no segundo trimestre de 2013, foram o Reino Unido (37,4%), Portugal (18,6%), Alemanha (10%), Holanda (8,9%) e Irlanda (8,4%).

Analisando a evolução do indicador face a igual período de 2012, é de destacar o aumento de dormidas de irlandeses (+27,8%) e o decréscimo das dormidas de espanhóis (-25,2%). No entanto, em termos absolutos, foi o Reino Unido o país que mais contribuiu para o aumento global das dormidas do trimestre, tendo registado mais 160.157 dormidas (+9,3%).

Os dados do Boletim de Conjuntura indica também que a taxa de ocupação média por cama, na hotelaria do Algarve, no segundo trimestre de 2013, situou-se nos 45,7%, mais 4,8 pontos percentuais que no período homólogo de 2012.

Este indicador decresceu, no mês de abril (0.9 p.p.) e subiu nos meses de maio (8,7 p.p.) e junho (6,5 p.p.). Esta tendência foi seguida pela taxa de ocupação média nacional que, no entanto, se fixou acima da registada no Algarve (46,7%).

Também a estada média dos hóspedes na hotelaria global durante o segundo trimestre de
2013 subiu, já que foi, em média, de 4,4 noites, mais 0,1 noite que no trimestre homólogo de
2012.

Por outro lado, à semelhança do trimestre anterior, os hóspedes que mais pernoitaram na hotelaria global do Algarve, no período em análise, foram os holandeses, com uma média de 5,8 noites. Este valor, apesar de elevado, foi inferior ao registado em 2012.

Os hóspedes que menos noites permaneceram no Algarve foram os espanhóis, com uma média de 2,6 noites. É de salientar que, comparativamente com o mesmo período de 2012, aumentou a estada média da maioria dos hóspedes dos principais mercados, especialmente dos irlandeses que passaram de 5,1 para 5,5 noites.

 

Proveitos da hotelaria aumentam para 157,3 milhões de euros

Durante o segundo trimestre de 2013 a maioria das regiões turísticas de Portugal apresentou proveitos resultantes da atividade global dos estabelecimentos hoteleiros (aposentos, restauração e outros como aluguer salas de reuniões, tabacaria…), superiores ao trimestre homólogo de 2012, com exceção do Centro e Alentejo, por estarem mais dependentes do mercado português, que sofreu uma retração neste período.

O Algarve foi mesmo, depois de Lisboa, a região que mais subiu em valor os seus proveitos (+6,7%) relativamente ao período homólogo de 2012, obtendo um proveito total de 157,3 milhões de euros. O Algarve representou este trimestre, aproximadamente, 29,6% dos proveitos totais da hotelaria do país, aproximando-se de Lisboa que contribuiu com 32,1%.

As boas notícias estendem-se também ao número total de voltas nos campos de golfe do Algarve, que, no segundo trimestre de 2013, aumentou 4,2%, tendo sido realizadas 282.973 voltas, mais cerca de 11 mil que em igual período de 2012.

A distribuição mensal das voltas de golfe seguiu a tendência habitual, decrescendo o seu número nos meses de verão, quando comparado com o total de voltas registadas na primavera.

 

Postos de Turismo também tiveram mais atendimentos

O número total de atendimentos registados na rede de 21 postos de turismo da responsabilidade da Região de Turismo do Algarve, aumentou 8,4% no segundo trimestre de 2013, tendo sido registados 121.615 atendimentos, mais 9.419 que em igual período de 2012.

Naquele período, houve um aumento generalizado dos atendimentos prestados aos turistas provenientes dos principais países, face ao mesmo trimestre de 2012.

O maior aumento absoluto foi nos atendimentos prestados aos turistas do Reino Unido, com mais 1.631 atendimentos registados (+20%). A Espanha foi o único país cujos atendimentos de turistas
baixou, relativamente a 2012.

O movimento nos postos de turismo no segundo trimestre de 2013 teve uma distribuição por Posto ligeiramente diferente da verificada no primeiro trimestre. Assim, os postos que registaram maior número de atendimentos, no período em análise, foram os de Faro, Albufeira e Tavira, respetivamente.

Os dados revelados neste boletim de conjuntura foram fornecidos pela ANA – Aeroportos Algarve, Associação Algarve Golfe, Instituto Nacional de Estatística (INE) e Turismo de Portugal.

«Algarve conjuntura turística» é uma ferramenta de informação e trabalho produzida trimestralmente pelo Turismo do Algarve para os profissionais do setor.

 

Comentários

pub