Loulé, Quarteira, Faro, Albufeira e São Brás promovem a nova mobilidade no Algarve

Apesar de Loulé e Faro serem os únicos municípios algarvios a participar oficialmente na Semana Europeia da Mobilidade, segundo o […]

Apesar de Loulé e Faro serem os únicos municípios algarvios a participar oficialmente na Semana Europeia da Mobilidade, segundo o site oficial da iniciativa, vai ainda haver iniciativas nesse âmbito em Albufeira e São Brás de Alportel.

Este ano, as atividades decorrem em 1869 cidades de toda a Europa, das quais 48 são portuguesas, um número que diminuiu cerca de um quarto em relação a 2012.

O país campeão é a Áustria, que, apesar de ter uma dimensão geográfica e população semelhantes a Portugal, tem 534 cidades a promover atividades. Segue-se Espanha (391), Hungria (129), Itália (123) e França (107).

No Algarve, em Faro, o destaque vai para o evento «Na minha cidade sem o carro», que passa pelo encerramento, no domingo, dia 22 de setembro, de uma rua do centro da cidade ao trânsito motorizado.

Nesse local, apenas será permitido o trânsito pedestre e de bicicletas, aproveitando para aí promover atividades de sensibilização e educação relacionadas com o tema.

Na Praia de Faro, no âmbito do programa Faro Ativo, também no domingo, terá lugar a 1ª corrida de jangadas, numa iniciativa do Centro Náutico.

 

Uma semana de atividades em Loulé e Quarteira

 

Loulé é o único município algarvio que aderiu à totalidade da Semana Europeia da Mobilidade, promovendo iniciativas que começaram na segunda-feira, 16 de setembro, e terminam a 22, domingo, visando o incentivo ao uso da bicicleta, dos transportes públicos, ou das deslocações a pé.

Assim, ao longo de toda esta semana, os munícipes podem usar gratuitamente os transportes públicos urbanos, nas cidades de Loulé (TUL) e Quarteira (TUQ), mediante a apresentação do cartão “Mais Perto de Si!”, criado através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a ACRAL. O cartão em causa será entregue pelos comerciantes associados da ACRAL aos munícipes que façam compras no comércio local de Loulé e Quarteira.

Estão também a ser promovidas ações de sensibilização junto da população escolar, «com o objetivo de incutir a dinâmica de uma mobilidade sustentável», e que têm lugar nas principais ruas de Loulé e Quarteira.

A Semana da Mobilidade culmina no Dia Europeu sem Carros, 22 de setembro, um domingo e, como é habitual, vão ser vedadas ao trânsito algumas ruas do concelho.

Em Loulé, a Praça da República e a Avenida Costa Mealha, entre as 9h00 e as 9h30, vão receber iniciativas como provas de BTT e passeios a pé.

Já em Quarteira, entre as 9h30 e as 10h00, com partida da Avenida Infante Sagres/Praça do Mar, vai ter lugar um passeio de bicicleta em direção a Vilamoura, que percorrerá as ciclovias de Vilamoura, bem como um passeio a pé.

 

Trocar o carro pela bicicleta em São Brás

 

O município de São Brás de Alportel promove na tarde de 22 de setembro, domingo, Dia Europeu sem Carros, o desafio de dar tréguas ao automóvel num divertido passeio em 2 rodas, em família ou entre amigos, composto por dois passeios de bicicleta.

Esta iniciativa conjunta da Câmara e do clube XDream – Blásius tem como ponto de encontro o Largo de São Sebastião e convida a um Passeio Familiar, pelas 18h00, com um trajeto bastante acessível.

Para as 20h00 fica reservado um Passeio de Bicicleta ligeiramente mais intenso, mas igualmente acessível a todos os participantes que queiram assinalar este Dia Europeu sem Carros.

Estas ações de sensibilização pretendem incentivar à utilização de meios de transporte alternativos sempre que possível, tais como a bicicleta, os transportes públicos, a caminhada ou outra forma de mobilidade que contribua para a redução da emissão de gases nocivos para a atmosfera.

«Escolhas de mobilidade mais ajustadas a um futuro mais sustentável e de qualidade», salienta a Câmara de São Brás.

 

Albufeira promove caminhada

 

Albufeira vai assinalar o “Dia Europeu Sem Carros” com a realização de uma caminhada de 5 quilómetros, no próximo domingo, dia 22 de setembro, com início marcado para as 9h00, no parque de estacionamento em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Para participar, os interessados devem enviar a sua inscrição para a Divisão de Ambiente, Higiene Urbana e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Albufeira, através do endereço eletrónico: [email protected], ou inscrever-se no próprio dia no local da prova.

 

Ar limpo é o tema deste ano

 

Cada edição da Semana Europeia da Mobilidade concentra-se num tema específico relacionado com a mobilidade sustentável.

A Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa de 2013, está essencialmente focada na qualidade do ar, com o tema “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, dando um ênfase, muito particular, ao papel dos cidadãos nesta matéria. A qualidade do ar tem um impacte enorme na nossa saúde e nosso ambiente.

As autoridades locais têm que organizar atividades para os seus cidadãos com base nesse tema e são, também, incentivados a lançar e/ou a promover medidas permanentes no temática da edição.

A toda a hora, enchemos os pulmões de ar – mas o que estamos nós a respirar? A edição da Semana Europeia da Mobilidade 2013 pretende a melhoria da qualidade do ar, um ar mais limpo e, dessa forma, contribuir para uma Europa mais saudável, mais feliz.

Os factos falam por si – as cidades mais limpas, são as cidades mais saudáveis. Um ar limpo de impurezas contribui para uma vida mais longa, numa média de mais oito meses, e reduz ainda a possibilidade de problemas de saúde, respiratórios e cardiovasculares.

O ar saturado de poluentes, tais como material particulado e dióxido de azoto aumenta o risco de doenças pulmonares, incluindo a asma, a pneumonia e cancro do pulmão.

E não é só a saúde humana, que é afetada – a poluição do ar prejudica o meio ambiente, resultando em acidificação, perda de biodiversidade, redução de ozono e alterações climáticas.

Alterando os hábitos de transporte pode-se percorrer um (longo) caminho no combate à poluição do ar das nossas cidades.

Para a edição deste ano, o tema central da Semana Europeia da Mobilidade é, “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, e pretende refletir o poder que os cidadãos detêm, através das suas escolhas de mobilidade, em melhorar a qualidade do ar.

É um lembrete de que todos nós temos um papel a desempenhar e de que as mudanças, mesmo que pareçam pequenas, como o uso de bicicleta nas suas deslocações ao invés do carro, ou a opção por meios de transporte públicos, ou ainda a escolha de caminhar, podem melhorar a nossa qualidade de vida.

 

 

Comentários

pub