São Brás celebra Jornadas do Património com atividades do Centro da Calçadinha

Um passeio de burro, teatro de fantoches, uma viagem ao tempo dos romanos, uma visita guiada e uma exposição. Estas […]

Um passeio de burro, teatro de fantoches, uma viagem ao tempo dos romanos, uma visita guiada e uma exposição. Estas são as iniciativas que São Brás de Alportel preparou para assinalar as Jornadas Europeias do Património, nos dias 21 e 22 de setembro, tendo como polo o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha.

Assim, no sábado, dia 21, o Centro da Calçadinha desafia toda a família a ingressar numa aventura ao passado e conhecer a exposição temporária “Por Vales da Memória”, a inaugurar às 15h00.

Mas todos poderão ainda participar nas “Aventuras e Travessuras com história” recheadas de atividades, assistir ao teatro de fantoches “Gaspar e a lenda do Almocreve de Estoi”, experimentar e aprender mais sobre os romanos na recriação histórica “Uma Viagem ao tempo dos romanos”, dinamizada pelo Monte dos Marafados, ou mesmo partir à descoberta da história por pedras milenares num divertido Passeio de Burro pela Calçadinha, numa atividade dinamizada pela Passada d’ Jerico. 

Para domingo, dia 22, as Jornadas Europeias do Património reservam uma visita “Por Vales da Memória”, orientada pela coordenadora do Centro da Calçadinha, Angelina Pereira e pela técnica do Plano LARA, Cláudia Martins.

Com ponto de encontro pelas 09h00, junto ao terminal rodoviário, este passeio temático destina-se a conhecer diversos locais de interesse da Serra de São Brás de Alportel, espaços únicos, de beleza ímpar que guardam histórias de vida, tradições, costumes das gentes da serra e de todo um conjunto de atividades do passado e do presente da Serra do Caldeirão.

Os participantes devem levar farnel para a realização de um almoço partilhado do final do passeio e inscrever-se através do Tel. 289 840 004 ou e-mail. [email protected].

As atividades são todas de participação gratuita, à exceção do teatro de fantoches destinado a crianças até aos 8 anos de idade.

Esta iniciativa pretende relembrar às novas gerações a importância de preservar o passado, raízes que são a base do presente e projetam o futuro das sociedades, com especial incidência na importância dos lugares “Os lugares sustentam identidades, exprimem a dimensão cultural da sociedade, interessando conhecê-los para além do que é aparente, para os podermos estimar e proteger.”.

As Jornadas Europeias do Património são celebradas em Portugal nos dias 20, 21 e 22 de setembro e dedicam a sua edição de 2013 ao tema «Património / Lugares», com o objetivo de conhecer, proteger, valorizar e documentar a história, através do património e dos lugares, incentivando ao conhecimento e à salvaguarda do Património Cultural.

Esta iniciativa europeia é dinamizada em Portugal, sob a coordenação da Direção Geral do Património Cultural, e ao nível do município são-brasense através da orientação do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel.

Comentários

pub