Receção oficial dos caloiros da Universidade do Algarve começa amanhã

Chamam-lhes muitos nomes, alguns dos quais muito pouco simpáticos e perspetiva-se que tenham algumas semanas difíceis, nos próximos tempos. Os […]

Chamam-lhes muitos nomes, alguns dos quais muito pouco simpáticos e perspetiva-se que tenham algumas semanas difíceis, nos próximos tempos. Os novos alunos da Universidade do Algarve estão a chegar e, com eles, a Semana de Receção ao Caloiro da Associação Académica, que decorre de 19 a 27 de setembro.

A AAUAlg lança esta festa, onde os caloiros são as estrelas, raramente entusiastas com o papel que lhes reservam, mas também medidas de acolhimento e orientação dos novos alunos. A partir de amanhã, segunda-feira, é lançada a Semana da Integração, «que passa pela apresentação aos novos alunos das unidades orgânicas onde irão estudar, da sua estrutura e das pessoas que a compõem, em conjunto com as direções das unidades».

Uma medida que a AAUAlg, numa nota de imprensa, considera «importante para um real conhecimento do funcionamento das unidades e da Universidade, bem como uma forma de estimular à participação estudantil na comunidade académica».

«A AAUALG tem estado presente desde o início da semana no local onde se realizam as matrículas dos novos alunos que ingressaram na Universidade do Algarve. Neste espaço, a Associação colocou à disposição dos estudantes informação sobre alojamento através do Gabinete Habitacional, também apresentou as suas secções com a presença de algumas, como por exemplo as tunas, que também animaram o espaço. Para além de receber um kit oferecido pela AAUALG e seus parceiros, os novos alunos tiveram à sua disposição voluntários que responderam a todas as suas dúvidas e divulgaram toda a oferta desportiva, cultural, social e de serviços que esta associação representa», revelaram os representantes dos alunos.
Mais para o final da semana, é aberto o período oficial de praxes, que já começaram a partir do momento em que os universitários veteranos detetaram alunos a fazer a inscrição no primeiro ano, pela primeira vez, como é tradição nas Instituições de Ensino Superior.

Quanto à Semana do Caloiro, o cartaz das festividades ainda será apresentado, mas não faltará de certeza o Desfile do Caloiro, um dos pontos altos da festa e a Alcoolização dos Perús, outra tradição de início de ano dos estudantes da UAlg.

«A Associação Académica da Universidade do Algarve é a instituição responsável pela organização das festividades e tradições académicas da instituição do Algarve e já reuniu com as comissões de praxes, também reforçando a importância que as praxes decorram respeitando as tradições e sobretudo a individualidade e integridade de todos», acrescentou a AAUAlg.

Comentários

pub