PS ganha Câmara de Olhão mas perde habitual maioria

O PS venceu as eleições em Olhão, por uma percentagem bem menor do que tem vindo a ser hábito e […]

O PS venceu as eleições em Olhão, por uma percentagem bem menor do que tem vindo a ser hábito e perdeu a maioria na Câmara e na Assembleia Municipal. Os socialistas foram castigados pela elevada abstenção, já que só votaram cerca de um terço dos eleitores inscritos nas mesas de voto do concelho.

Os socialistas elegeram três vereadores, o PSD dois e a CDU e o Bloco de Esquerda um vereador cada. Desta forma, nasce um executivo com quatro forças políticas, que vão obrigar o PS a «explicar melhor» as decisões que toma, segundo o futuro presidente da autarquia António Pina.

«É preciso aceitar com humildade a decisão dos eleitores e governar sabendo explicar aos olhanenses e à oposição aquilo que são as nossas decisões. Abriu-se um novo ciclo, que impõe uma nova forma de fazer política», considerou.

António Pina considerou que todos os outros elementos eleitos para a vereação «são pessoas de bem» e que será possível encontrar plataformas de entendimento, desde que haja «transparência, mas, acima de tudo, capacidade de explicar».

«Durante os últimos quatro anos tivemos de tomar decisões difíceis, em função da crise. Temos de comunicar estas decisões de outra forma, para que os munícipes passem a fazer parte da gestão autárquica», acrescentou António Pina, que considerou que houve muitos eleitores que tradicionalmente votam PS que ficaram em casa.

Na votação deste domingo, o PS conseguiu apenas 33,3 por cento do total dos votos, bem a baixo dos mais de 45 por cento que arrecadou em 2009. O PSD manteve sensivelmente os mesmos pontos percentuais conseguidos há quatro anos, a rondar os 27. A CDU subiu consideravelmente e foi a terceira força mais votada (12,22 por cento contra 10,11 de 2009) e o BE desceu dos 11,6 de 2009 para 9,6 por cento em 2013. De fora da vereação ficou o movimento independente «Novo Rumo».

Na Assembleia Municipal, a distribuição de deputados será 8 (PS), 6 (PSD), 3 (CDU), 3 (BE) e 1 (Novo Rumo).

Nota: Os dados apresentados são os que constam no microsite dedicado ao acompanhamento exclusivo das eleições em Olhão, associado ao portal da autarquia.

Comentários

pub