Peça «Open Hamlet» da ArQuente lança temporada no Teatro das Figuras

O Teatro das Figuras vai apostar na produção regional para dar o pontapé de saída da nova temporada. A peça […]

O Teatro das Figuras vai apostar na produção regional para dar o pontapé de saída da nova temporada. A peça «Open Hamlet», encenada por João Miguel Garcia e coproduzida pela associação ArQuente e pelo Teatro Municipal de Faro vai estar no espaço cultural farense a 13 e 14 de setembro.

Sondar a psique de Hamlet, «um personagem que tem tanto de aterrador como de desconcertante», é a ideia por detrás desta peça, que vai ter a sua estreia absoluta em Faro. «A ideia deste trabalho performativo é abrir o Hamlet e ir em busca de um misterioso personagem que nos escapa e encanta há mais de quatrocentos anos», ilustrou o também criador do espetáculo João Garcia Miguel.

O encenador considerou ainda que «todas estas características fazem dele [Hamlet], de forma paradoxal, uma personagem magnética, atraente, inquietante, dando-nos material e motivação para construir uma obra onde se reflita sobre o que somos, como vivemos em conjunto a partir de uma lógica de conflito permanente com o mundo, com os outros e connosco mesmos».

«João Garcia Miguel, encenador, escritor, artista plástico e performer, bem como autor de peças de teatro, iniciou a sua carreira nos anos 90 tendo entretanto se estabelecido como um marco fundamental do panorama cultural e especificamente no tema da renovação da linguagem teatral do fim do século vinte em Portugal», descreveu o Teatro Municipal de Faro.

 

Dança também estará em destaque no Teatro das Figuras

A programação de setembro do TMF terá novo ponto alto no dia 27, dia em que sobe ao palco do Teatro das Figuras o espetáculo de dança contemporânea aérea «Azul Infinito». Produzido pela Dancenema Associação Cultural, neste espetáculo «reflete-se a busca da libertação, a procura e o sentimento de harmonia e desarmonia, a angústia e paz e a sensação que o Infinito nos traz enquanto coberto de Azul. A verticalidade e a horizontalidade são bem delineadas conjugando a técnica de dança contemporânea com o trapézio aéreo».

Numa iniciativa associada a este projeto, o Teatro das Figuras vai acolher a 24 e 25 de setembro um workshop de dança aérea, ministrado pelas bailarinas Ana Alberto, Joana Saraiva e Thora Jorge, todas elas intérpretes de «Azul Infinito». A oficina decorre das 19 as 22 horas e «pretende trabalhar a técnica de dança contemporânea release combinada com a técnica circense de trapézio aéreo».

Mais informações sobre a programação de setembro pode ser obtida no site do Teatro Municipal de Faro, empresa da autarquia farense que gere o Teatro das Figuras.

Comentários

pub