Núcleo Museológico Dr. João Dias inaugurado amanhã em Alcoutim

O Núcleo Museológico Dr. João Dias vai ser inaugurado amanhã, sexta-feira, em Alcoutim, Dia do Município alcoutenejo. A autarquia pretende […]

O Núcleo Museológico Dr. João Dias vai ser inaugurado amanhã, sexta-feira, em Alcoutim, Dia do Município alcoutenejo. A autarquia pretende honrar «o nome e os feitos do médico e cirurgião», que cujo espólio foi doado à autarquia pela sua família.

João Francisco Dias nasceu na Tenência, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, mas veio fixar-se em Alcoutim e foi aqui que exerceu a sua profissão, depois de se licenciar em Coimbra, no ano de 1927. «Faleceu em 1955, com apenas 57 anos, mas a sua memória perpetua-se até aos dias de hoje, como ótimo médico e cirurgião extraordinário. Gente de terras bem distantes vinha a Alcoutim em busca deste afamado doutor», segundo a Câmara de Alcoutim.

Depois da sua morte, a população de Alcoutim homenageou-o mandando erguer um busto à entrada da vila. A criação deste museu, segundo a autarquia de Alcoutim, vai contribuir para avivar a memória deste reconhecido médico, narrando a sua história através do seu espólio.

O núcleo está instalado nas antigas dependências do Hospital da Misericórdia e tem, no seu interior, a biblioteca privada do Dr. João Dias, material de consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objetos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita. A obra custou à Câmara Municipal de Alcoutim cerca de 74 mil euros.

Comentários

pub