Município de Loulé volta a vencer concurso nacional da Bandeira Verde

Loulé voltou a ser o primeiro classificado a nível nacional no ranking do galardão «ECOXXI», a Bandeira Verde atribuída pela […]

Loulé voltou a ser o primeiro classificado a nível nacional no ranking do galardão «ECOXXI», a Bandeira Verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Esta é a terceira vez que Loulé alcança a primeira posição da classificação nacional, que contou em 2013 com 32 municípios concorrentes, depois de em 2012 e 2009 ter conseguido o mesmo feito.

«Desta forma, Loulé, em 2013, voltou a superar todos os objetivos definidos, obtendo o seu melhor resultado de sempre, de 90,10 por cento, no índice ECOXXI 2013», revelou a Câmara de Loulé. Uma classificação que reconhece «as ações e as boas práticas de sustentabilidade» que o município de Loulé tem vindo a desenvolver.

O Galardão ECOXXI nasceu de um projeto iniciado em 2005 pela ABAE e é atribuído com base numa candidatura. O principal objetivo é galardoar os municípios portugueses que demonstrem um desempenho positivo em 21 indicadores de desenvolvimento sustentável, assim como, reconhecer o esforço desenvolvido na implementação a nível municipal de medidas pró-ambientais, com especial ênfase na Promoção da Educação Ambiental, Participação Pública e Agenda 21 Local, Ordenamento do Território e Ambiente Urbano, Áreas Classificadas e Conservação da Natureza, Produção, Recolha e Valorização de Resíduos Urbanos, Abastecimento de Água e Sistemas de Drenagem, Mobilidade Sustentável, Valorização do Papel da Energia, Qualidade do Ambiente Sonoro, Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural, Turismo Sustentável, entre outros.

A cerimónia de entrega dos galardões de 2013 teve lugar no dia 16 de setembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras. «A Bandeira Verde já se encontra hasteada no edifício dos Paços do Concelho, tal como aconteceu nos anos anteriores, já que o Município de Loulé foi sempre participante, distinguido e premiado nos lugares cimeiros desde a génese deste projeto de âmbito nacional», anunciou a autarquia louletana.

Comentários

pub