Meteorologia aumenta avisos para Laranja devido à previsão de chuva forte e ventania

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para Laranja os avisos em grande parte do país, nomeadamente nos […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para Laranja os avisos em grande parte do país, nomeadamente nos distritos de Faro, Beja, Setúbal e Évora, devido à previsão de ocorrência de chuva forte acompanhada de trovoada.

O aviso da meteorologia menciona também a probabilidade «baixa» de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O aviso Laranja estará em vigor a partir das 6h00 da madrugada de amanhã, sexta-feira, dia 27, e prolonga-se até às 18h00.

No que diz respeito ao vento, o aviso é Amarelo, entre a meia noite de hoje e a de amanhã, prevendo-se, no litoral oeste, vento do quadrante sul moderado a forte até 50 km/h, com rajadas da ordem dos 70 km/h.

Segundo a página do MeteoFontes, a chuva forte resultará da «passagem de uma superfície frontal com grande atividade, originada por uma depressão localizada a NW de Portugal, resultando num dia de chuva que poderá ser Muito Forte em algumas zonas do país, acompanhada de trovoadas e vento moderado a forte (consoante as zonas em causa)».

As previsões referidas pelo MeteoFontes indicam que a zona do litoral Centro (e nomeadamente a área da Grande Lisboa) será a primeira a ser afetada por precipitação forte, podendo resultar em acumulados muito significativos ao início da manhã, podendo por isso registar-se inundações.

Depois, «a precipitação evoluirá mais para E/SE, afetando toda a zona Sul, com particular incidência na Costa Alentejana, Barlavento Algarvio e depois o resto do Algarve e Alentejo, bem como também toda a zona Norte do país. Neste locais poderão registar-se também acumulados muito significativos», acrescenta o MeteoFontes.

A página alerta que, «dado o potencial para grandes acumulados, recomenda-se que todos tomem as precauções devidas para proteger o seus bens, nomeadamente com o desentupimento de caleiras, algerozes, imobilizando objetos que se possam partir, e evitando atividades ao ar livre durante o dia de amanhã».

Imagem de satélite da depressão que nos vai afetar já a partir desta noite (fonte: MeteoFontes)

 

Comentários

pub