Manuel da Luz termina mandato assinando protocolos nas áreas do desporto, solidariedade e ação social

O derradeiro ato público de Manuel da Luz enquanto presidente da Câmara Municipal de Portimão teve lugar no passado dia […]

O derradeiro ato público de Manuel da Luz enquanto presidente da Câmara Municipal de Portimão teve lugar no passado dia 24 de setembro, com a assinatura de quatro protocolos, três na área do desporto e um relativo à solidariedade e ação social.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e juntou os presidentes da Associação de Ginástica Rítmica de Portimão, Associação de Tiro de Portugal, Portinado – Associação de Natação de Portimão, e Associação Rafael Carole, que foram unânimes no reconhecimento do relevante papel que a autarquia tem desempenhado junto do associativismo local.

Para além da cedência, a título gracioso, da loja 9 do Mercado da Av.ª S. João de Deus para sede da Associação Rafael Carole, foi estabelecido um protocolo de parceria entre o Município de Portimão e esta entidade sem fins lucrativos de apoio à pessoa deficiente, relativo à cooperação humana e logística no âmbito da criação do primeiro banco de empréstimo solidário de ajudas técnicas (material ortopédico), visando apoiar os cidadãos com deficiência, particularmente as crianças e os idosos.

Quanto ao protocolo assinado com a Portinado, contempla a cedência de um terreno com a área de 7649 metros quadrados junto ao Estádio dos 2 Irmãos, para construção de instalações destinadas à Associação de Natação de Portimão, devendo englobar uma nova piscina para treino e prática desportiva.

No que toca ao protocolo celebrado com a Associação de Tiro de Portugal, cujas instalações foram inauguradas há pouco na Zona Industrial de Vale da Arrancada, está relacionado com a segunda fase do projeto de criação de uma academia de tiro, que já é considerada uma das melhores do país.

Por fim, o protocolo de colaboração assinado com a Associação de Ginástica Rítmica de Portimão consagra a cedência de um espaço por baixo da bancada do Complexo Municipal de Ténis, onde funcionará a sua sede social, assim como os termos de cedência, competências e responsabilidades da gestão das classes de ginástica rítmica até aqui sob a responsabilidade do Município, nomeadamente os grupos manutenção, representação e competição, salvaguardando-se também as condições de acesso à prática da modalidade a todas as crianças e jovens do concelho, não excluindo os pertencentes a famílias mais desfavorecidas.

Segundo Manuel da Luz, “é uma grande honra terminar o meu percurso autárquico com esta cerimónia discreta mas muito significativa, tanto mais que, num momento de grandes dificuldades económicas, a Câmara de Portimão ainda consegue distribuir alguns recursos pelo movimento associativo, onde o voluntariado em prol da comunidade não tem preço e é cada vez mais indispensável.”

Comentários

pub