Mais de mil pessoas participaram nas Jornadas Europeias do Património em Portimão

Um total de 1041 pessoas participaram, ao longo de três dias, nas Jornadas Europeias do Património, em Portimão, com atividades […]

Um total de 1041 pessoas participaram, ao longo de três dias, nas Jornadas Europeias do Património, em Portimão, com atividades diversas que decorreram no Museu, nos monumentos megalíticos de Alcalar e ainda nas reservas do Museu.

Assim, na sexta-feira, na inauguração do «Submarino», o núcleo do parque subaquático Ocean Revival numa ala da cisterna subterrânea do Museu de Portimão, estiveram presentes 307 pessoas.

No sábado, na viagem histórica pelos saberes e tradições da Mexilhoeira Grande, nos monumentos megalíticos de Alcalar, que até incluiu uma desfolhada, ao som das concertinas, com biscoitos fritos a acompanhar, participaram 634 pessoas de todas as idades.

Finalmente, no domingo, as diversas atividades atraíram 100 interessados, tendo o destaque sido a visita aos mosaicos da villa romana da Abicada, que, antes do seu restauro, estão guardados no armazém das reservas do museu.

Dezassete pessoas participaram nesta visita à «Abicada do Avesso», que permitiu observar também uma reconstituição de como estariam no local durante a época romana.

Segundo José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, que, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Algarve, promoveu as iniciativas no concelho, aquele número representa um «aumento de 30 por cento em relação ao ano passado. Ultrapassámos as nossas expectativas».

Comentários

pub