Loulé cria rede de ciclovias para estimular uso de bicicleta no concelho

Loulé vai apresentar no dia 12 de setembro o Plano de Mobilidade Ciclável do Município de Loulé – Cicloloulé, uma […]

Loulé vai apresentar no dia 12 de setembro o Plano de Mobilidade Ciclável do Município de Loulé – Cicloloulé, uma iniciativa conjunta da autarquia e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta que pretende estimular o uso deste meio de transporte, criando ciclovias entre os principais aglomerados populacionais.

A cerimónia terá lugar na Assembleia Municipal de Loulé, às 15 horas e dará a conhecer os aspetos mais importantes do plano, as suas características, condicionantes e mais-valias para a sua implementação no futuro.

«O Plano, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional – 2007-2013, ao abrigo do Programa Operacional Algarve 21, vai além da abordagem clássica, baseada sobretudo no planeamento de infraestruturas cicláveis, introduzindo um conjunto de preocupações relacionadas com os equipamentos e serviços de apoio, adequadas ao funcionamento do sistema ciclável, políticas de dinamização da utilização regular da bicicleta e de valorização e animação do Concelho, em articulação com os seus diversos recursos e atrativos», revelou a Câmara de Loulé numa nota de imprensa.

A ideia é tornar Loulé num Concelho ciclável, estimular o uso da bicicleta como forma de descongestionar o trânsito nos centros urbanos, promover a prática da atividade desportiva e melhorar a qualidade ambiental.

A apresentação do Cicloloulé será realizada pelo presidente da Federação, José Caetano, e pela equipa que elaborou o Plano – José Barroso, Rosa Félix, Irina Guerreiro e Bernardo Pereira. Esta intervenção será precedida pela apresentação do Sistema de Bicicleta de Uso Partilhado de Vilamoura, pelo presidente da Inframoura, Nuno Ramos, e apresentação da Ecovia do Litoral, por Jorge Coelho, da AMAL.

Comentários

pub