Livro e exposição resultantes do projeto «A Europa das estórias» lançados em Faro

O livro «A Europa nas estórias» e a exposição das imagens que o ilustram «Unidos na Diversidade», o mais recente […]

O livro «A Europa nas estórias» e a exposição das imagens que o ilustram «Unidos na Diversidade», o mais recente projeto do Centro Europe Direct do Algarve, serão apresentados no dia 24 de setembro, às 10 horas no auditório da Biblioteca da capital algarvia. A entrada é livre.

A obra e a mostra que a acompanham, que contam com o apoio da Câmara de Faro, surgem no seguimento do projeto «Europa nas estórias», lançado pela estrutura sedeada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Algarve (CCDRA) em 2011.

«A publicação é um livro de estórias e, ao mesmo tempo, uma proposta de atividades a desenvolver, em casa ou em ambiente escolar, pelos educadores. As turmas interessadas, poderão igualmente marcar na Biblioteca Municipal de Faro uma atividade de exploração da Exposição, a partir de uma ficha de informação disponível junto a cada um dos materiais e das fotografias das sessões realizadas ao longo dos dois anos do projeto», revelou a CCDRA, numa nota de imprensa.

Este projeto foi dirigido aos alunos do pré-escolar e do ensino básico do Algarve e deu a conhecer um pouco da história e cultura de cada um dos países membros da União Europeia.

«As 30 sessões realizadas envolveram cerca de 800 crianças e 50 professores/ educadores da região. Em cada sessão desta “hora do conto europeu”, a estória era narrada na perspetiva de um personagem famoso ou imaginado, baseado na mitologia ou em contos tradicionais, ao que se seguia um atelier “mãos à obra” onde os alunos recontavam a estória ou reproduziam uma tradição, descobriam curiosidades e algumas palavras da língua oficial do País em questão», descreveu a CCDRA.

Foi daqui que surgiu este livro «onde os verdadeiros protagonistas são as crianças que nele participaram e que a CCDR Algarve e o Centro Europe Direct do Algarve agora apresentam».

Comentários

pub