Lagoa requalifica troço concelhio da Ecovia do Litoral

A Câmara de Lagoa deu início a trabalhos de manutenção e requalificação da “Ecovia do Litoral”, na sua passagem pelo […]

A Câmara de Lagoa deu início a trabalhos de manutenção e requalificação da “Ecovia do Litoral”, na sua passagem pelo concelho, entre Parchal e Porches.

O concelho de Lagoa é um dos 12 concelhos do litoral algarvio atravessados pela Ecovia do Litoral, um trajeto ciclável que liga os dois extremos da região.

Esta via, que está traçada, preparada e sinalizada para facilitar o uso da bicicleta em segurança, tem uma extensão de 214 quilómetros, desde o Cabo de S. Vicente a Vila Real de Santo António. O troço do concelho de Lagoa, concluído em 2008, tem uma extensão de 19 quilómetros e passa pelas freguesias do Parchal, Ferragudo, Estômbar, Lagoa e Porches.

Contudo, devido à passagem do tempo e de alguns atos de vandalismo, o circuito está degradado sobretudo na sinalética direcional e informativa, o que dá origem a que os seus utentes tenham dificuldade em percorrer todo o traçado, em segurança.

No sentido de promover o aumento das atividades lúdicas e desportivas ao longo deste percurso especial, a Câmara de Lagoa está a promover trabalhos de manutenção e requalificação que incluem a reposição de sinalética direcional e informativa, repintura de pictogramas, eliminação de marcações erradas ou equívocas e a colocação de um novo autocolante direcional de forma a tornar inequívoco o percurso da Ecovia e, na cidade de Lagoa, inclui a fresagem da “Linha Azul” existente na Rua dos Vales, Rua Francisco L. M. Veloso e a Rua Madre Teresa do Saldanha.

Nos troços urbanos da vila de Ferragudo e da cidade de Lagoa, serão afixados autocolantes direcionais nos postes de sinalética rodoviária existente.
De modo a potenciar o elevado valor turístico deste percurso, serão criadas duas novas variantes ao percurso existente.

Assim, em Lagoa, uma ligará o Largo Alves Roçadas e o Largo da Pontinha, dando oportunidade aos visitantes de conhecer o centro da cidade, onde se localiza a principal zona de comércio e serviços.

Na Freguesia de Porches, nos Crastos, a variante levará os ciclistas até ao histórico promontório da Senhora da Rocha, seguindo depois junto de algumas das mais reputadas unidades hoteleiras do concelho até ao Vale de Olival, final do troço concelhio.

As Ecovias do Algarve têm por objetivos dotar a região de uma infraestrutura de qualidade, colocar o Algarve no mapa das Vias Verdes Europeias, criar uma infraestrutura com a capacidade de incrementar a fruição do território, de forma ambientalmente sustentável, aumentar a qualidade e a intensidade de circulação não motorizada entre núcleos urbanos, aproveitando as mais-valias que esta infraestrutura poderá trazer para o Algarve, nomeadamente no que se refere a mobilidade, melhoria da qualidade de vida, reforço e diversificação das dinâmicas económica, social e cultural, qualificação e diversificação da oferta turística e projeção da imagem regional e dos seus concelhos.

Comentários

pub