Já são conhecidos os resultados oficiais de Silves, Monchique e Olhão

Os resultados oficiais de Silves, Monchique e Olhão já estão finalmente disponíveis no site da DGAI, dando assim por concluída […]

Os resultados oficiais de Silves, Monchique e Olhão já estão finalmente disponíveis no site da DGAI, dando assim por concluída a contagem de votos no Algarve.

Em Silves, a Câmara foi ganha pela CDU (Rosa Palma é a nova presidente), com 34,66% dos votos e três lugares na vereação. Segue-se PSD, com 27,32% (2) e PS, com 25,62% (2). O BE, que não elegeu nenhum vereador, alcançou 5,09%.

Nas freguesias, a CDU ganhou São Bartolomeu de Messines e Silves, o PSD Armação de Pêra, São Marcos da Serra e Algoz/Tunes e o PS Alcantarilha/Pera.

Se não têm maioria na Câmara, os comunistas também não a têm na Assembleia Municipal, onde a CDU elegeu 8 deputados, o PSD 6, o PS também 6 e o BE 1.

Em Olhão, o PS manteve a Câmara, tendo agora António Pina como presidente, mas perdeu a maioria. Os socialistas alcançaram 32,60% dos votos e três lugares na vereação, contra 26,29% do PSD (2), 11,94% da CDU (1) e 9,40 do BE (1). A candidatura independente «Novo Rumo», de João Pereira, alcançou 6,04%, o CDS 3,14% e o PCTP/MRPP 2,33%.

Na Assembleia Municipal, os socialistas ganharam, mas não têm a maioria.

O PS ganhou ainda três freguesias: Olhão, Pechão e Quelfes, enquanto o PSD venceu em Moncarapacho.

Finalmente, em Monchique, o PSD de Rui André, que foi reeleito, ganhou com 47,42% dos votos, o que lhe garantiu maioria na Câmara (3 lugares na vereação). O PS alcançou 32,19% (2), a lista independente liderada por Carlos Henrique teve 10,51% e a CDU 4,94%.

Apesar da maioria na Câmara, os social-democratas não conseguiram maioria na Assembleia Municipal, onde elegeram 7 deputados, contra 6 do PS, 1 dos independentes e 1 da CDU. Nas freguesias, duas foram para o PS (Alferce e Monchique) e uma para o PSD (Marmelete), o que faz com que, na AM, social-democratas e socialistas estejam empatados.

Comentários

pub