Já estão abertas as inscrições para o Festival de Observação de Aves em Sagres

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a vila de Sagres durante o primeiro fim de semana […]

O maior evento dedicado às aves em Portugal irá animar a vila de Sagres durante o primeiro fim de semana de outubro e terá atividades diversificadas e distribuídas por diversos locais da vila. As inscrições para as inúmeras atividades de natureza que vão decorrer de 4 a 6 de outubro já estão abertas.

Este ano o Festival de Observação de Aves é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e a Associação Vicentina, sendo este o primeiro de vários eventos no âmbito do projeto PRODER «Um Outro Algarve», e conta com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Almargem como entidades organizadoras.

Embora a atracão principal do evento sejam as aves, este ano estão também previstas saídas de campo e mini-cursos sobre outros temas como astronomia, cogumelos, borboletas noturnas, tubarões, e muito mais.

Esta diversificação de atividades pretende, segundo os promotores, «valorizar e dar a conhecer o património natural da região, apostando no desenvolvimento do turismo de natureza e indo também ao encontro dos objetivos do projeto em que o evento se enquadra».

Como tem sido já habitual, será igualmente possível participar em atividades de observação de golfinhos ou mesmo dar um passeio a cavalo ou na companhia de burros de carga. O objetivo é complementar a observação de aves com outras atividades ligadas à contemplação da natureza, que satisfaçam toda a família.

A Península de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna.

Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves planadoras.

De agosto a novembro, esta zona torna-se no principal corredor migratório do país para cegonhas, águias, abutres, gaviões, falcões, etc., sendo possível observar praticamente todas as espécies de aves planadoras que ocorrem em Portugal, bem como algumas raridades. Sagres é igualmente um local bastante interessante para observar aves marinhas, estepárias, passeriformes, entre outras.

Os agentes locais, incluindo alojamentos, restauração e animação turística, uniram-se para receber da melhor forma os participantes, oferecendo preços especiais.

Consulte o programa e inscreva-se em http://www.birdwatchingsagres.com/.

 

Comentários

pub