II Fórum Empresarial do Algarve debate “Um Portugal Europeu ou um Portugal Atlântico?”

José Manuel Durão Barroso, Pedro Passos Coelho, Paulo Portas, Fernando Pinto, Luís Marques Mendes, José Maria Ricciardi, Mira Amaral, Luís […]

José Manuel Durão Barroso, Pedro Passos Coelho, Paulo Portas, Fernando Pinto, Luís Marques Mendes, José Maria Ricciardi, Mira Amaral, Luís Amado e Nuno Amado são apenas algumas das personalidades portuguesas que participarão na segunda edição do Fórum Empresarial do Algarve, evento que terá lugar no Hotel Tivoli Vitória, em Vilamoura, nos dias 4, 5 e 6 de Outubro.

Ao grupo, juntar-se-ão outras figuras internacionais como Luíz Furlan, Paulo Rabello de Castro e os Governadores dos Estados do Amazonas, Pará e Goiás, vindos do Brasil, Guillermo de La Dehesa, de Espanha, Albina Assis, de Angola, Mário Machungo, de Moçambique, entre muitos outros.

Em debate estará a questão: “Um Portugal Europeu ou um Portugal Atlântico?”.

Ao todo são esperadas cerca de três centenas de participantes, entre líderes políticos e empresariais de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Alemanha, China, EUA, Reino Unido, México, Marrocos, Espanha, Grécia, Chile.

Prevêem-se três dias de trabalho intenso, em que serão abordados temas como o futuro dos países do sul da Europa, as relações empresariais entre Europa, África e América, e os modelos de financiamento para Portugal e para as empresas portuguesas nos próximos anos.

A par do debate destes temas, haverá também lugar à entrega do prémio “Welcome to Portugal”, do comité LIDE Turismo e Gastronomia, do prémio “Lifetime Achievement”, entregue no ano passado a Alexandre Soares dos Santos, e à estreia do prémio “Líderes de Portugal by Capgemini”.

O Fórum contempla várias atividades com o intuito de fomentar o networking e promover o turismo algarvio e a gastronomia portuguesa, além dos produtos nacionais.

O Fórum tem início na tarde de sexta-feira, dia 4, com dois momentos de lazer que privilegiam o networking, no âmbito das iniciativas “Audi Driving Experience” e “Sailing Experience”.

Os participantes terão a oportunidade fazer um passeio marítimo a bordo de um veleiro e desfrutar da velocidade em viaturas Audi, conduzidas por pilotos profissionais de GT3, além de eles próprios poderem conduzir as viaturas na pista do Autódromo Internacional do Algarve.

No jantar, a partir das 20h15, Nasser Sattar, presidente do comité de gestão do LIDE Portugal, e Luiz Fernando Furlan, presidente do LIDE Internacional, darão as boas-vindas aos convidados e participantes.

Durante o jantar preparado pelo Chef português Vitor Sobral, serão atribuídos os prémios “Líderes de Portugal by Capgemini”, nas categorias Governança Corporativa, Inovação Tecnológica, Mercados Internacionais, Empreendedorismo e Gestão e Inovação Pública.

O encerramento dos trabalhos estará a cargo de Paulo Portas, Vice-Primeiro-Ministro de Portugal, seguindo-se a festa “Noites 150 anos Martini”.

José Manuel Durão Barroso, o presidente da Comissão Europeia, abre as sessões no sábado, dia 5, pelas 9h30, seguindo-se a conferência “Que futuro para os Países do Sul Europa?”, com Paulo Ferreira, diretor de informação da RTP, a moderar, António Nogueira Leite, presidente do subcomité LIDE Economia após falecimento do Prof. António Borges, seu antecessor no cargo, por Portugal, Guillermo de la Dehesa, ex-ministro do Desenvolvimento de Espanha, Michael Jacobides, professor Universitário grego, Vitor Bento, presidente da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços, e Paulo Rabello de Castro, presidente do subcomité de Economia do LIDE Brasil.

Leonardo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia de Portugal, encerra esta conferência.

Após o almoço, pelas 14h45, haverá lugar às reuniões bilaterais, “Ronda de Negócios do LIDE Internacional”, onde serão apresentadas oportunidades de investimento e negócio aos convidados, nomeadamente em Angola, Brasil e Portugal, contando com a presença dos Governadores dos estados do Amazonas e Pará, seguindo-se uma prova de vinhos e queijos, by TAP Portugal.

A abertura da sessão da tarde, a cargo de Francisco Murteira Nabo, membro do comité gestão do LIDE Portugal, antecede a conferência “Relações Empresariais entre Europa, África e América”, moderada por José António Saraiva, director do jornal Sol, e com a participação de Francisco Murteira Nabo, membro do comité de gestão do LIDE Portugal, Edson Godoy Bueno, presidente do LIDE Empreendedorismo e do Grupo AMIL no Brasil, Albina Assis antiga ministra dos Petróleos de Angola e presidente do LIDE Solidariedade, Mário Machungo antigo Primeiro-ministro de Moçambique e presidente do comité de Gestão do LIDE naquele país, João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis e José Vieira Lima empresário mexicano.

O enceramento desta conferência será da responsabilidade de Marconi Perillo, governador do estado de Goiás, no Brasil.

A partir das 18h45, decorre a entrega da segunda edição do Prémio Welcome to Portugal. Mais tarde, pelas 20h30, tem início um jantar de gala sob o tema “O melhor da gastronomia de Portugal, by TAP Portugal, que contará com as intervenções de Luís Marques Mendes, membro do comité de gestão do LIDE Portugal e de Pedro Passos Coelho, o Primeiro-ministro de Portugal.

O jantar fica concluído com a actuação da fadista Cuca Roseta, seguida da festa “Noites 150 anos Martini”.

No domingo, dia 6, pelas 09h30, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças de Portugal, fará a abertura da sessão de trabalho, que tem início com a conferência “Modelos de financiamento para Portugal e Empresas portuguesas no triénio 2014/2016”.

Esta conferência será moderada por Luís Ferreira Lopes, jornalista da SIC e contará com dois painéis. No primeiro painel participam José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento e membro do Comité de Gestão do LIDE Portugal, Nuno Amado, presidente do Millennium BCP, Álvaro Nascimento, presidente da Caixa Geral de Depósitos e Nigel Vooght, da consultora PwC do Reino Unido.

O segundo painel contará com as intervenções de Luis Mira Amaral, presidente do Banco BIC Portugal e membro do comité de gestão do LIDE Portugal, Luís Amado, presidente do BANIF, Rui Semedo, presidente do Banco Popular e Miguel Lucas, representante da Oxy Capital.

A segunda edição do Prémio Lifetime Achievment, que no ano passado foi entregue a Alexandre Soares dos Santos, realiza-se a partir das 11h30 e irá distinguir Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa.

O encerramento do Fórum Empresarial do Algarve 2013 estará a cargo de Luís Miguel Henrique, Presidente Executivo do LIDE Portugal e vice-presidente do LIDE Internacional. Por fim, o evento culmina com um almoço temático sob o mote “A Nova Culinária Portuguesa”, com um menu de degustação composto por diferentes pratos propostos por chefes portugueses.

O Fórum Empresarial do Algarve pretende ser um evento empresarial de referência no espaço de países de língua portuguesa, o maior e mais ambicioso evento de altas esferas corporativas, para aproximar empresas de diferentes países, promover oportunidades de negócio e contribuir para desenvolver as economias nacionais envolvidas.

Após a primeira edição, dedicada aos desafios da crise europeia e internacional, a organização pretende afirmar o evento como um espaço privilegiado de networking de altíssima qualidade, e uma oportunidade para a discussão de assuntos fundamentais para as economias nele representadas e para o respectivo tecido empresarial, promovendo novas oportunidades entre povos, mercados e continentes.

 

Clique aqui para conhecer o programa em detalhe.

 

Comentários

pub