GNR prende homem por tráfico de droga e posse de arma ilegal em Tavira

Um homem de 26 anos foi detido esta quinta-feira, em Tavira, por tráfico de droga e posse de arma proibida. […]

Um homem de 26 anos foi detido esta quinta-feira, em Tavira, por tráfico de droga e posse de arma proibida. Além de 95 de plantas de cannabis adultas, algumas com 3 metros de altura e com peso total de cerca de cem quilos e 302 gramas de produto já seco, foi ainda apreendido pólen de haxixe suficiente para 2248 doses individuais, revelou o Comando Territorial de Faro da GNR, num comunicado.

Esta detenção resultou de uma operação que estava a ser preparada há vários meses pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana de Faro, que visou a residência do suspeito, no Sítio de Pinheiro, na Luz de Tavira.
Entre o produto estupefaciente apreendido, encontram-se ainda 35 embalagens de sementes de cannabis, de diversas espécies, adquiridas fora do território nacional, para além de diversos manuais relativos a plantação, tratamento e colheita deste estupefaciente.

«No decorrer da operação foram também apreendidas uma caçadeira, cinco carabinas de ar comprimido, um LCD, um computador portátil e duas balanças de precisão, bem como 4741 euros, existindo indícios de que o detido efetuava recetação de bens furtados», disse a GNR.

As plantas de cannabis apreendidas encontravam-se nas imediações da residência, «parte das quais no interior de uma estufa com sistema de rega gota a gota, sendo que uma das divisões da casa funcionava como sala de secagem, estando totalmente revestida a alumínio e equipada com sistema de aquecimento e de extração de ar ambiente».

No decorrer da operação também foi apreendido um cão de raça potencialmente perigosa (pitbull), que guardava a área onde se encontravam as plantas.

O detido, que possui antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, será presente durante o dia de hoje ao Tribunal Judicial da Comarca de Olhão, para aplicação das medidas de coação achadas por convenientes.

«Durante 2013 e até ao presente momento foram efetuadas por este Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana 29 apreensões de pés de cannabis, as quais resultaram na detenção de 26 indivíduos, na identificação de cinco outros, e na apreensão de 1181 plantas», salientou a GNR.

Comentários

pub