Gastronomia e produtos mediterrânicos juntam-se em Tavira até domingo

Tavira acolhe a partir de hoje, sexta-feira, a Feira da Dieta Mediterrânica, um certame que vai muito para além da […]

Tavira acolhe a partir de hoje, sexta-feira, a Feira da Dieta Mediterrânica, um certame que vai muito para além da Gastronomia e pretende afirmar e celebrar um modo de vida e tradições que continuam bem vivas no nosso país.

A Feira, que é inaugurada às 18 horas, terá a sua base na Rua do Cais, junto ao Rio Gilão, mas terá atividades em vários pontos da cidade.

Além de saborosos pratos e produtos regionais e nacionais, que podem ser degustados em diversas sessões, há uma forte aposta no cartaz musical, também ele com um sabor a tradição.

Celina Piedade, Custódio Castelo e os algarvios «Marenostrum» são os cabeças de cartaz e atuarão hoje, amanhã e domingo, respetivamente, às 22 horas, na Praça da República. Os artistas principais são apenas uma pequena parte da oferta, que passa ainda pelos ranchos folclóricos e pelas vozes e instrumentos de diversos grupos de música tradicional.

Animação que é um complemento à parte gastronómica, o elemento central da feira. Quem for este fim-de-semana a Tavira poderá aprender a cozinhar pratos que fazem parte do cardápio da Dieta Mediterrânica, em aulas de culinária gratuitas que serão promovidas pela Docapesca, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Nestas oficinas de cozinha, o Polvo e Cavala serão o ingrediente principal, mas não faltarão os produtos que são a imagem de marca da Dieta Mediterrânica, como o azeite, o vinho, o pão e o alho, entre outros.

Para os que preferem saltar diretamente para a parte da prova das iguarias, também haverá muitas oportunidades. Hoje, às 20 horas, há «Degustação de Produtos da Dieta Mediterrânica».

Amanhã, sábado, às 10 horas, abre a «Mostra de Vinhos, Azeites e Mel do Algarve», no Posto Agrário da Direção Regional de Agricultura e Pescas, em Tavira, iniciativa que dura até ao final do dia de domingo e onde será promovida prova e venda de produtos. Ainda no sábado, a embarcação «Voz do Campo» abre ao público, para dar a provar caldeirada e peixe assado, na Lota de Tavira.

Os produtos associados à Dieta Mediterrânica também poderão ser adquiridos no Mercado de Produtores, que contará com 50 operadores, a maioria deles algarvios. A Feira da Dieta Mediterrânica irá ainda contar no seu programa com colóquios, visitas guiadas ao Museu de Tavira e ao património islâmico, oficinas de recolha de sementes e demonstrações de gastronomia, entre outras atividades.

Para os que quiserem saber ainda mais sobre esta corrente gastronómica, a Associação Portuguesa de Dietistas dará sessões de aconselhamento alimentar, todos os dias. Esta sexta-feira, as sessões decorrem até às 20 horas. No sábado e no domingo a APD estará disponível desde as 10 horas até às 22 horas e 21 horas, respetivamente, com uma pausa para almoço. A  associação também fará a medição do Índice de Massa Corporal.

A primeira edição do evento decorre poucos meses antes de a candidatura portuguesa, em conjunto com mais seis países, da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade ser votada pela UNESCO. Tavira é a comunidade representativa portuguesa na candidatura, que também inclui Espanha, Itália Grécia, Croácia, Chipre e Marrocos.

Comentários

pub