Festival volta a trazer o melhor do flamenco a Lagos

O Festival Flamenco de Lagos, que começa amanhã e se prolonga até sábado, dia 14 de setembro, celebra este ano […]

O Festival Flamenco de Lagos, que começa amanhã e se prolonga até sábado, dia 14 de setembro, celebra este ano a sua 12º edição, com espetáculos de enorme beleza visual e sonora. 

As três formas de ver e sentir o flamenco, o cante, o toque e o baile, fundem-se e tornam-se espetáculo, espetáculo de vanguarda, fantasia e ilusão flamenca, sons orquestrados sob o ritmo e a pureza do flamenco.

São três espetáculos onde os sonhos dos seus componentes ganham vida. De 12 a 14 de setembro o Centro Cultural de Lagos volta a ser o epicentro do mais antigo festival de flamenco que se realiza em Portugal.

João Pedro Vieira, diretor do certame, explicou ao Sul Informação como surgiu a ideia de organizar um festival de flamenco em Lagos: «em 2000, organizámos um espetáculo de flamenco no Auditório de Lagos e a lotação do espaço esgotou. O público, na sua maioria estrangeiro, felicitou-nos no final do espetáculo e sugeriu-nos que fizéssemos anualmente um evento dedicado a este género de música e dança universal. Decidimos aceitar este desafio, e foi assim que surgiu o primeiro festival de flamenco em Portugal que já vai na sua 12ª edição».

E tem sido fácil um festival que se organiza de forma ininterrupta há 12 anos? «Tem sido possível manter este festival devido ao apoio do público», responde João Pedro Vieira.

«Nas primeiras oito edições, apresentávamos dois espetáculos. Em 2010, decidimos arriscar e passar a programar três espetáculos em cada festival. Ao longo destas 11 edições temos tido sempre lotação esgotada e esperamos continuar nesta senda», acrescentou o responsável pelo evento.

João Pedro Vieira acrescenta que «este festival é composto por concertos nos quais estão representadas as distintas artes do flamenco.Guitarras mágicas com identidade própria, baile de beleza e paixão e sobretudo vozes carregadas de emoção e festa. Trata-se de um festival que aposta numa programação equilibrada que junta artistas já consolidados com jovens referências do flamenco. Ao longo destes anos já passaram neste festival nomes que hoje em dia são grandes figuras na arte flamenca».

Este que é o 12º Festival arranca quinta-feira, dia 12, com o Cuadro Flamenco «Puro y Jondo», que integra Eva Manzano e Alberto Sellés (baile), Miguel Pérez (guitarra) e Manuel Romero (voz e palmas).

Trata-se de um espetáculo no qual se recriam os sentimentos mais intrínsecos do ser humano, através do cante, do toque e do baile flamenco, como a dor, a raiva, a angustia, mas também os momentos mais festivos, através de alegrías e bulerías.

Em palco, o toque magistral da guitarra do maestro Miguel Pérez guia o passo de músicos e bailaores, que se enaltecem com o duende da sua guitarra. Este grande intérprete da guitarra flamenca é considerado um dos melhores guitarristas de acompanhamento de baile flamenco da atualidade.

Na sexta-feira, 13 setembro, será a vez do Cuadro Flamenco «Luz de Luna», onde o baile é assegurado por Luna Fabiola e Gonzalo Quintero, a guitarra por Juan Torres e a voz e palmas por Jesus Flores.

«Luz de Luna» é o nome dado a esta formação de canto, guitarra e baile composta por uma nova geração de artistas andaluzes, que pretendem recuperar o esplendor da antiga tradição flamenca com todo o seu “compás” (ritmo).

Ao longo de aproximadamente 65 minutos, o espetador terá a oportunidade de ver diferentes “palos” e desfrutar de tanguillos, bulerías, soléas, alegrías… e apreciar, as diferenças entre a guitarra solista e de acompanhamento, o canto “p’alante” e o canto que acompanha o baile, e algumas pinceladas de baile puro.

Finalmente, no sábado, dia 14 de setembro, será a vez de subir ao palco o Cuadro Flamenco «Latido Flamenco» (baile: Jesus Herrera & Lola Jaramilla / guitarra: Tudela / voz e palmas: Cheito).

Jesus Herrera (Pémio Nacional de Baile Flamenco 2005 por Alegrías) e Lola Jaramilla (Prémio Nacional de Baile Flamenco 2006 por Tarantos) são a alma deste espetáculo, que faz um percurso por diferentes ”palos” de flamenco, outorgando-lhe a cada um o sentimento e pureza que requerem.

A grandeza da farruca, o estilo da caña, a frescura das alegrías, a profundidade do taranto e a pureza da soleá. Tudo isto adereçado com solos de cante e guitarra e rematado com um autêntico fim de festa. Latido Flamenco é um espetáculo de flamenco na sua máxima expressão.

Os bilhetes para cada espetáculo custam 10 euros, mas pode ser comprado um pacote para os três dias, por apenas 25 euros.

Informações e reservas: Tel.: 282 770 450 (Centro Cultural de Lagos)
organização: IBéRICA Eventos & Espectáculos e Câmara Municipal de Lagos

Comentários

pub