BLiP, a feira que mostra como é melhor viver em Portugal..e no Algarve

A feira “BetterLivinginPortugal” começou por ser uma forma de «mostrar os negócios de estrangeiros para a comunidade estrangeira residente no […]

A feira “BetterLivinginPortugal” começou por ser uma forma de «mostrar os negócios de estrangeiros para a comunidade estrangeira residente no Algarve», mas na edição que vai ter lugar nos dias 5 e 6 de Outubro, no pavilhão Portimão Arena, a BLiP pretende ir mais além.

«Partindo do nome da feira, Better Living in Portugal, queremos mostrar às pessoas, sejam elas estrangeiros residentes ou que aqui tenham casa ou passem férias, sejam portugueses, como fazer uma vida melhor no Algarve, com os produtos e os serviços de empresas da região. No fundo, queremos dizer às pessoas porque é que é melhor viverem no Algarve e em Portugal».

As palavras são de Michael Reeve, diretor executivo da AFPOP, a Associação de Proprietários Estrangeiros de Portugal, que organiza a BLiP.

Nesta edição de 2013, a feira terá também, e pela primeira vez, a participação da Região de Turismo do Algarve, como patrocinadora e como expositora, o que, segundo Michael Reeve também traduz a diferente filosofia que a organização está a dar ao evento. «É uma direção ligeiramente diferente que queremos dar à BLiP, já que, mesmo continuando a mostrar os negócios e serviços que podem interessar à comunidade estrangeira, estamos a tornar-nos também numa exposição de lifestyle», explicou.

A grande maioria dos visitantes da BLiP são estrangeiros, em especial britânicos, alemães, holandeses, pessoas que vivem no Algarve ou que cá têm casa de férias. Mas há também cada vez mais portugueses, porque sabem que se trata de um certame profissional, onde podem encontrar os produtos e serviços de que precisam.
BLiP quer ser «feira viva e vibrante»

 

«Esta feira, ao contrário do que é costume em Portugal, não tem animação, nem tem comidas», acrescenta Michael Reeve. Concentra-se sobretudo em apresentar serviços e produtos, em áreas que interessam em especial à comunidade estrangeira, mas que também podem ser úteis para os portugueses, como materiais e soluções inovadoras para construção, equipamentos para casa, elétricos e eletrónicos, equipamentos de jardim, piscina e ar livre, seguros, produtos financeiros, de saúde, segurança, imobiliário, entre muitos outros setores.

Novidade este ano é também a existência de uma zona de lojas, para vender bens. «Haverá aqui pessoas a vender os seus produtos diretamente, a fazer negócio no dia e no local». «Queremos que a BLiP seja, cada vez mais, uma feira excitante, viva, vibrante, e não apenas uma exposição onde as pessoas vêm para procurar serviços financeiros ou de saúde», explica Michael Reeve.

Para ajudar a dar vida à BLiP, este ano, pela primeira vez, haverá na feira artesãos e produtos portugueses de qualidade, como vinhos, azeites, sal, azeitonas. «Serão produtos que têm a ver com a cultura do Algarve e de Portugal», explica o responsável pelo certame.

No fundo, explica, num mesmo certame, haverá três: «venda direta de produtos, por pequenas empresas e negócios, grandes empresas a mostrar os seus serviços, mas também alguma cultura da região, para que as pessoas que visitam a BLiP percebam que no Algarve há mais do que campos de golfe e praias».

Em paralelo, a Região de Turismo do Algarve promoverá conferências todos os dias no auditório do Portimão Arena, sobre o «viver em Portugal», enquanto a Agência Abreu organizará conversas sobre a indústria das viagens.

 

Empresas portuguesas, grandes ou pequenas, são bem vindas

 

A edição 2013 da BLiP, marcada para o fim de semana de 5 e 6 de outubro, terá entre 60 e 75 expositores, estando aberta também a receber pequenas empresas e pequenos negócios.

«As empresas portuguesas são sempre muito bem vindas, há aqui um mercado importante para elas», acrescenta Michael Reeve, responsável pela organização.

«Este ano, teremos cá a Agência Abreu, que até é um dos patrocinadores, bem como os grupos de saúde e hospitalares portugueses, mas também queremos as empresas mais pequenas, que estão à procura de mais mercado. Nestes tempos de economia difícil, é melhor que as empresas, grandes ou pequenas, se deem a conhecer face a face com os seus clientes», salienta.

Para mais, sublinha, «se um negócio tiver sede em Almancil, que chance tem de ter um cliente em Lagos, por exemplo, se não se der a conhecer através da BLiP? Os visitantes que recebemos vêm desde Tavira ou Santa Bárbara de Nexe a Aljezur. Este é, realmente, o lugar para estar!».

A feira, que recebe em dois dias entre 7 e 8 mil visitantes, é considerada como o «navio almirante» dos eventos que ao longo do ano têm lugar no Portimão Arena, por parte da empresa municipal Portimão Urbis, que gere este espaço. O certame integra-se precisamente no novo rumo que se pretende dar ao pavilhão, apostando num calendário regular de exposições profissionais e de qualidade.

Para dar mais notoriedade a uma feira que já faz parte dos hábitos da comunidade expatriada, a BLiP aposta fortemente na divulgação, seja nos jornais e revistas de língua estrangeira, seja nos portugueses.

Está já a decorrer uma campanha de marketing, com o apoio do Turismo do Algarve, incluindo publicidade antes do evento no seu Guia, no website, nos postos de turismo, em outdoors exteriores situados em locais estratégicos.

A BLiP tem ainda uma forte presença na internet, com o seu site (em inglês e em português), mas também nas redes sociais (Facebook e Linkedin). Tem também cobertura de rádio pela KissFM, antes do evento, e a transmissão direta a partir da feira, bem como o apoio das Câmaras de Comércio.

Tudo para que a feira “BetterLivinginPortugal” seja o lugar para estar no fim de semana de 5 e 6 de outubro.

Comentários

pub