Faro quer tornar-se «Cidade de Excelência» na mobilidade e regeneração urbana

Faro comprometeu-se a trabalhar para ser uma cidade exemplar no que à mobilidade e à regeneração urbana diz respeito, ao […]

Faro comprometeu-se a trabalhar para ser uma cidade exemplar no que à mobilidade e à regeneração urbana diz respeito, ao aderir ao programa «Cidades e Vilas de Excelência», promovido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade. O acto oficial de adesão a este projeto terá lugar na sexta-feira, às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

«Com a sua inscrição, a autarquia compromete-se em trabalhar com especial afinco para vir a ser reconhecida e certificada como “Cidade de Excelência” em território nacional nas seguintes categorias: “Cidade Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade de Regeneração e Vitalidade Urbana”», revelou a Câmara de Faro.

Este é «um compromisso prático de qualificação dos territórios e das suas dinâmicas socioculturais e económicas», cujo objetivo é «estimular a regeneração dos tecidos urbanos ou periurbanos, do ambiente urbano, da empregabilidade local e do turismo». Ao integrar o programa, Faro «pode beneficiar de um trabalho em rede, multidisciplinar, integrador, inclusivo e sustentável». A autarquia acredita que este será um meio de «encontrar novas soluções para antigos problemas».

«Os trabalhos passam por participação nas sessões trimestrais, ou outras sessões de trabalho extraordinárias sempre que se justifique e no plenário anual. Além disso, a autarquia tem que elaborar o Plano de Ação Local para cada um dos temas que selecionou e implementar as propostas de acordo com as metas que definir anualmente», descreveu a Câmara de Faro.

Comentários

pub