Faro acolhe festival de cinema internacional dedicado aos Oceanos

Uma seleção de documentários dedicados aos oceanos vai animar diversos espaços da cidade de Faro, de 30 de setembro a […]

Uma seleção de documentários dedicados aos oceanos vai animar diversos espaços da cidade de Faro, de 30 de setembro a 5 de outubro.

A associação Sciaena traz à capital algarvia uma extensão do festival «Beneath the Waves Film Festival», na primeira vez que este evento virá a Portugal, que não se ficará apenas pela sétima arte.

O corpo principal do festival decorrerá no Anfiteatro Verde, no Edifício 8 do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg), onde serão exibidas quatro sessões, até dia 3 de outubro.

«Cada sessão será dedicada a uma temática e consistirá na exibição de uma seleção de várias curtas metragens, seguida de um painel de discussão com peritos e interessados em cada um dos temas», descreveu a Sciaena.

Noutro local que acolherá festival, a Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro de Faro, haverá direito a sessões de cinema com gastronomia associada. No dia 4 de setembro, uma sexta-feira, este espaço de restauração e divulgação da gastronomia e cultura algarvia irá acolher «uma sessão de visionamento de cinco filmes legendados, antecedida de um jantar constituído por pratos tradicionais algarvios, confecionados com peixe e marisco sustentável e capturado localmente». Caso a lotação esgote na sexta-feira, há a possibilidade de a iniciativa ser repetida, no dia a seguir, sábado.

«Finalmente, no sábado dia 5 de outubro, teremos uma manhã dedicada aos mais novos no Centro de Ciência Viva do Algarve. Para além da exibição de uma seleção de filmes, irão acontecer duas atividades que pretendem incentivar as crianças a terem um papel ativo na conservação dos oceanos – Pinta um Peixe e Ocean Flag», informou a associação.

A maior parte dos filmes não é legendada, tendo a Sciaena optado por legendar uma seleção de 5 filmes que não só serão exibidos durante esta edição do festival como serão utilizados pela associação em ações de sensibilização e iniciativas futuras. Todos os eventos têm entrada gratuita, exceto o jantar na Tertúlia Algarvia, cujo preço ainda será definido.

«Este festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, realizadores interessados em filmes e meios de comunicação discutirem em conjunto os assuntos do mar e estimulando-os, quem sabe, a darem asas à sua imaginação», ilustrou a Sciaena.

A associação promove o festival em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Ciências do Mar da UAlg, o Centro de Ciência Viva do Algarve, o Cineclube de Faro, a Rádio Universitária do Algarve RUA , a Tertúlia Algarvia e a coligação OCEAN2012.

 

Clique aqui para ver o cartaz com mais pormenor.

 

Comentários

pub